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junho 2013
Ed. 80

Carta do leitor

ANO XX
N. 80
junho 2013
CARTA AO LEITOR: ANO XX N.80 junho 2013

No último mês de março, tivemos a honra de receber o Grão-Rabino do Reino Unido e da Commonwealth pela primeira vez no Brasil. No discurso que proferiu na sinagoga Beit Yaacov, Lord Jonathan Sacks relatou a história do antissemitismo e enfatizou que o maior inimigo dos judeus é a falta de união.

O Grão-Rabino Sacks relatou ainda que o historiador Flavius Josephus escreveu que durante o conflito entre Roma e Jerusalém – uma guerra que resultou na destruição do Templo, no massacre de milhões de judeus e no exílio de nosso povo da Terra de Israel – os judeus lutavam entre si, em vez de se unirem contra as forças inimigas. As consequências disso foram não apenas a perda da Casa de D’us na Terra, mas os 2.000 anos de exílio ao qual foi submetido nosso povo.

Evidentemente, a desunião entre o Povo Judeu tem ramificações não apenas espirituais, mas físicas também. Contudo, como disse Lord Jonathan Sacks, o inverso também é verdadeiro: se o Povo Judeu se unisse verdadeiramente, nenhum inimigo ou opositor conseguiria nos ameaçar ou prevalecer sobre nós.

Para que haja uma verdadeira união judaica, é necessário sabermos distinguir os conceitos de diversidade e desunião. O Maharal de Praga ensinou que nosso Patriarca Jacob teve quatro esposas, que foram as mães dos 12 filhos que fundaram as 12 tribos de Israel, porque a Divina Providência deseja que haja diversidade entre os Filhos de Israel. As diferentes tradições e costumes entre segmentos do Povo Judeu enriquecem o judaísmo. Mas é importante que tais diferenças não nos dividam. Por um lado, somos uma nação muito pequena. Por outro, há judeus morando em todos os continentes habitáveis; falam línguas diferentes e pertencem a diferentes raças e etnias. Apesar de todas as diferenças, somos uma nação única e singular. Somos um povo definido tanto pela diversidade quanto pela singularidade. De fato, como ensinam os Cabalistas, um dos propósitos fundamentais do Povo Judeu no mundo consiste em transformar a diversidade em unicidade.

Com a diversidade que caracteriza nosso povo, é normal que haja diferenças de opinião a respeito da maioria dos assuntos. Nenhuma pessoa enxerga o mundo exatamente da mesma forma que outra. Entretanto, apesar das diferenças de opinião, devemos aprender com nossos Sábios, que mesmo quando discordavam sobre assuntos de Torá, mantinham o amor e respeito uns pelos outros.

Tanto no Estado de Israel como na Diáspora, há assuntos que ameaçam dividir nosso povo. Isso não pode ocorrer. As ameaças proferidas por nossos inimigos servem para nos lembrar de que é necessário que os judeus se unam incondicionalmente. Se houver a união do Povo Judeu na Terra de Israel, prevaleceremos sobre todos aqueles que se levantam contra nós.

George Santayana, filósofo e poeta, escreveu que “aqueles que se esquecem do passado estão condenados a repeti-lo”. O Segundo Templo Sagrado de Jerusalém caiu há quase dois mil anos. Desde aquela época, todo ano na data de Tishá b’Av, nosso povo jejua e se lamenta pela perda da Casa de D’us. Um dos motivos por que jejuamos e nos lamentamos em tal dia é para nos lembrarmos das consequências da falta de amor e união entre nosso povo.

Nesses tempos difíceis, em que a escuridão ameaça permear todo o Oriente Médio, é necessário que nosso povo se una, tanto em Israel quanto na Diáspora. Por meio da união e do amor entre os judeus, nosso povo e nosso país serão fortalecidos.

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