bandeira bbr bandeira es bandeira us

*Tradução: Google Translate

20 Heshvan 5785 | 21 novembro 2024

A | A

pesquisar

A | A

junho 2000
Ed. 29

Carta do leitor

ANO VIII
N. 29
junho 2000
CARTA AO LEITOR: ANO VIII N.29 junho 2000

Quando esta edição de Morashá chegar às suas mãos, estaremos comemorando Shavuot, a festa que marca a entrega da Torá ao povo judeu, aos pés do Monte Sinai. Um evento que não apenas mudou nossa história. Enquanto povo unido por valores e tradições, mas também influenciou a humanidade toda, introduzindo um código de ética e moral que, desde então, vem pautando as relações entre os seres humanos.

Dizem os nossos sábios que a Torá se refere ao povo judeu no plural até narrar os acontecimentos do Monte Sinai. A partir deste momento, passa para o singular. Segundo Rashi, esta mudança reflete a transformação no comportamento daqueles que chegaram ao Monte Sinai como se fossem um só homem, com um único coração e um único objetivo: Servir a D'us e aceitar Sua Lei. Sem tal espírito de união, a entrega da Torá jamais teria sido possível.

E comum ouvirmos neste mundo de tantas diferentes correntes políticas e de tão controversas opiniões que "já que somos tão fortes, podemos também ser generosos ao fazer a paz com nossos vizinhos". Mas…que força é esta que todos nos atribuem? Será que estão falando da força militar, de divisões, blindados, mísseis e aviões? Esta força foi, sem dúvida alguma, fundamental. Mas não teríamos sobrevivido a séculos de perseguição e a tantos obstáculos sem uma outra força. Aquela que está dentro de nós e que vem da certeza de termos um propósito na vida.

Somente um povo motivado por suas crenças e valores poderia ter enfrentado e sobrevivido aos eventos que escreveram nossa história no decorrer dos séculos. O Talmud afirma que somos o mais forte e o mais corajoso dos povos. Temos aí, ao mesmo tempo, uma crítica pela impetuosidade e agressividade judaica e um elogio pela tenacidade e determinação do povo judeu.

O que está acontecendo com nosso povo nos dias de hoje? Será que se D'us decidisse entregar a Torá agora, seria possível criar aquele mesmo espírito de união? Será que haveria força interior suficiente, entre os diversos segmentos do judaísmo, para criar as condições ideais para um evento de tamanha magnitude?

Inúmeras foram as vitórias que o povo judeu conseguiu quando esteve unido e imbuído de sua força interna. Conseguiu, como muitos de nós testemunhamos neste século, feitos incríveis, verdadeiras proezas milagrosas, quer no resgate de nossos irmãos, quer na defesa de nossas fronteiras, ou na ajuda aos sobreviventes do Holocausto a reconstruir suas vidas ao mesmo tempo que construíam um novo país.

E hoje? Precisamos estar unidos para enfrentar ondas de anti-semitismo como a que invadiu recentemente a Áustria e os ataques de neonazistas ao redor do mundo. Devemos estar mobilizados, sempre, contra a perseguição e a falta de liberdade que ainda hoje existe. O julgamento no Irã dos treze judeus presos sob a falsa acusação de espionagem, com flagrante desrespeito aos direitos humanos, vem como um grave sinal de alerta.

O rei Salomão disse, certa vez, que "a vitória na guerra não reside necessariamente na força das armas".

Esperemos que, inspirados por palavras tão sábias, consigamos perceber, cada vez mais, que a verdadeira força de nosso povo não está apenas no poderio físico, mas principalmente na herança milenar que recebemos e que é o segredo para a construção de uma sociedade melhor. Não podemos esquecer que cada judeu é responsável por todos os outros, pois a Torá não nos foi entregue até que cada um de nós tivesse aceito este compromisso.


Chag Sameach!

Destaques dessa edição

Amigo do rabino

Esta é uma história que deve ser somada ao vasto repertório da vida cultural judaica, tão rica de casos e crônicas que vieram somando-se através dos anos, para se constituírem em uma vasta fonte de informações de outras eras. ...

Amizade

O que é um amigo? Alguém com quem você fala todos os dias? Alguém com quem você sai para tomar um café e falar sobre como passou o dia? O termo amizade não tem um significado aceito universalmente. Em certas culturas é usado com ext ...

Anti-defamation league, marco contra a difamação

Criada para lutar contra o anti-semitismo e a discriminação das minorias no seio da sociedade americana, a ADL transformou-se em um dos maiores centros de combate ao preconceito, no mundo.

Apesar de tudo há judaísmo na polônia

Entre as pessoas com as quais comentei que iria passar uma semana na Polônia, recebi a resposta quase unânime:

Birobidjan, enclave judaico na antiga urss

Durante a década de 1930, Stalin acenou para os judeus com a possibilidade de criar um centro de vida judaica em uma das repúblicas soviéticas. Os anos passaram e a realidade mostrou-se bem diferente

Birobidjan, enclave judaico na antiga urss

Durante a década de 1930, Stalin acenou para os judeus com a possibilidade de criar um centro de vida judaica em uma das repúblicas soviéticas. Os anos passaram e a realidade mostrou-se bem diferente.

Experiências pessoais

Do gueto de Lodz, fui levado para Auschwitz. Após a seleção feita por Mengele, fui levado para o campo de ciganos, em Birkenau. O terror, os maus tratos e os assassinatos lá cometidos pelos guardas alemães, capos e dignitários, são d ...

Internet e filho de assad ameaçam revolucionar a síria

O jovem coronel do Exército parece pretender liberalizar o regime, ao abraçar a era da informação e da tecnologia.

Judaísmo na terra do dalai lama

Um jovem ortodoxo parte de Jerusalém para promover o judaísmo e os ensinamentos da Torá entre os turistas judeus que visitam a Índia. Cabalat Shabat e Seder de Pessach são algumas das atividades desenvolvidas. ...

No irã, judeus em compasso de espera

Desde meados de abril, o mundo assiste com atenção um fato que está ocorrendo no Irã: o julgamento de 13 membros da comunidade judaica iraniana acusados por Teerã de espionagem a favor de Israel.

Notáveis coincidências

Notáveis coincidências sobre o calor humano e devoção.

O casamento

A Torá nos ensina que os casamentos são 'combinados' nos Céus. Diz o Talmud (no tratado Sotá 2a): 'Quarenta dias antes da concepção é decretado nos Céus que a filha desta pessoa está prometida ao filho daquela outra'. ...

O caso leo frank

A prisão e posterior condenação de Leo Frank mostrou a profundidade e a força do anti-semitismo vigente no sul dos Estados Unidos no início do século XX. Atlanta, Geórgia, 1913.

O kiddush

O kidush é um preceito positivo santificar o dia de Shabat com palavras, como está escrito: Lembre do dia do Shabat para santificá-lo. Os sábios explicaram que cumprimos está santificação fazendo o kidush sobre um copo de vinho, pois ...

O renascimento do vinho

Especialistas afirmam que o vinho casher tem a mesma qualidade que os vinhos clássicos e é tão bom que está atendendo ao paladar dos consumidores mais exigentes.

Os heróis dos céus

Eles são um dos maiores, senão o maior, dos mitos do Estado de Israel. Heróis de muitas guerras, representam a elite militar do país e povoam a imaginação de todos: são os pilotos da Força Aérea de Israel (FAI). ...

Sefirot, as dez emanações divinas

Rabi Moisés de Leon, cabalista espanhol do século XIII, escreveu: 'As dez sefirot são o segredo da existência, o aparato da sabedoria, o meio pelo qual os mundos de cima e de baixo foram criados.

Shavuot: o que é a torá?

Por que D-us a concedeu ao Povo de Israel, o povo judeu? Por que, de uma maneira geral, D-us a terá ofertado a mortais seres humanos?

Sigmund freud

Ele abriu uma janela sobre o inconsciente - onde o desejo, a agressividade e a repressão lutam pela supremacia - e mudou nosso jeito de vermos a nós mesmos.

Um dia diferente

O judaísmo é um código de lei extremamente complexo, em que muitos de seus preceitos são incompreensíveis pela mente humana e outros exigem um grande esforço intelectual para se começar a compreendê-los. ...

Vida e destino das línguas judaicas

O ídiche, assim como o ladino ou judeu-árabe, línguas judaicas com rico passado, ao despontar um novo milênio provocam em nós a pergunta: conseguirão escapar do esquecimento? Antes de responder, vale a pena lembrar seu destino ao long ...

Acendimento das velas

Ícone

Carregando

Carregando

Carregando

Ícone

Carregando

Carregando

Carregando

Acendimento das velas