bandeira bbr bandeira es bandeira us

*Tradução: Google Translate

20 Heshvan 5785 | 21 novembro 2024

A | A

pesquisar

A | A

abril 2011
Ed. 71

Carta do leitor

ANO XVIII
N. 71
abril 2011
CARTA AO LEITOR: ANO XVIII N.71 abril 2011

Um dos vários nomes de Pessach é Zman Cherutenu – que significa “época de nossa liberdade”, pois a Festa comemora a libertação do Povo Judeu da escravidão egípcia, dura e cruel, e que durou 210 anos.

Cinqüenta dias após o Êxodo, D’us se revelou ao Povo Judeu no Monte Sinai, onde lhes entregou os Dez Mandamentos – que são a base da ética das sociedades ocidentais.

No primeiro mandamento D’us se identifica não como o Criador do Universo, mas como Aquele que libertou o Povo Judeu do Egito. Nesse evento extraordinário, ocasião única na história em que o Criador Infinito e o homem finito se encontraram face a face, a mensagem transmitida foi a de que D’us é o nosso Libertador, nosso único verdadeiro Mestre, e que a vida e a dignidade dos seres humanos são de suma importância.

Entretanto, a luta do nosso povo pela liberdade não se encerrou com o Êxodo. No decorrer dos milênios nos deparamos com outros Faraós, outras escravidões e enfrentamos muitas outras lutas e sofrimentos, mas o anseio pela justiça e auto-determinação sempre nos acompanhou. Onde quer que vivessem, os judeus sempre estiveram à frente das lutas contra injustiças, opressões e discriminações, em busca da liberdade e da democracia.

Esta determinação é corroborada pelo Estado de Israel, que constitui a única verdadeira democracia no Oriente Médio, pois, como declarou recentemente seu primeiro-ministro, Binyamin Netanyahu, o Povo Judeu tem uma longa tradição de liberdade.

O anseio por liberdade, justiça e dignidade humana, principais temas da festa de Pessach, é eterno e universal. De fato, temos presenciado nos últimos meses que, mesmo em países do Oriente Médio, marcados por séculos de opressão e autoritarismo, que não tinham essa tradição de liberdade, o povo acorreu às ruas e clamou por democracia e justiça.

Há mais de três milênios, o Povo Judeu, ano após ano, celebra o Seder de Pessach, no qual relatamos como de escravos passamos a seres livres. E, desde então, a história de como uma nação de escravos foi miraculosamente redimida por D’us é fonte de inspiração, esperança e coragem para a humanidade. Essa história traz em si uma mensagem de esperança para judeus e não judeus: D’us não permanece indefinidamente silencioso enquanto pessoas são perseguidas e o bem sempre acaba triunfando sobre o mal.

Nosso sonho coletivo como povo é que todos os seres humanos realizem seus sonhos e aspirações e que todos conquistem o direito de desfrutar da liberdade, democracia e igualdade.

Um Pessach Casher e Sameach para todos.

Destaques dessa edição

A beleza de Yaffo

Um dos mais antigos portos do mundo, durante milênios a cidade foi o principal portão de acesso a Jerusalém. Incorporada a Tel Aviv em 1950, Yaffo é hoje uma das principais atrações turísticas de Israel. ...

A Matriz do Universo

O Povo Judeu sempre soube que a Torá é o plano de D-us para o mundo, a matriz de tudo o que existe. Hoje, modernos computadores e avançadas ferramentas matemáticas corroboram essa verdade.

A presença hebraica em Cuba

Se escrever é um ato de legítima defesa na tentativa de expor a verdade, faz-se imperioso ressaltar que a presença hebraica1 em Cuba se remonta ao próprio instante em que a ilha de Cuba foi descoberta por Cristóbal Colón (1451-1500) o ...

Eichmann na jaula dos réus

Há cinqüenta anos, no dia 11 de abril de 1961, teve início em Israel o julgamento de Adolf Eichmann, um dos principais artífices da chamada Solução Final. No tribunal instalado em Jerusalém, o réu teve o direito que suprimiu de milh ...

Nahum Gutman, o mais israelense dos pintores

Pintor, escultor, desenhista, ilustrador e autor de livros infantis, Gutman criou uma linguagem singular, um estilo artístico verdadeiramente israeli. Toda a sua criação foi marcada pela paixão que sentia por Israel. ...

Onda global de mudança atinge mundo árabe

Neste começo de ano, o mundo árabe foi sacudido por uma surpreendente onda de protestos contra regimes famosos pelo autoritarismo e ineficiência.

Os censos encomendados por Montefiore

O lançamento, em Jerusalém, em outubro de 2010, sob os auspícios do ex-Presidente de Israel, Itzhak Navon, e do Presidente da Fundação Montefiore, da publicação on-line dos Censos Montefiore, foi uma realização de grande significad ...

Os Códigos da Torá

"Tudo o que existiu, existe e existirá até o fim dos tempos está incluído na Torá, os Cinco Livros de Moshé... e não apenas no sentido geral, mas inclusive os detalhes de cada pessoa, individualmente". Rabi Eliyahu, Gaon de Vilna ...

Reminiscências de uma judia marroquina

Nas primeiras décadas do século 19 chegaram à região norte do Brasil, procedentes do Marrocos, os primeiros judeus. Eram na maioria jovens, em busca de vida nova.

Revisão ou negação: o mito dos seis milhões

A 2a guerra mundial acabou em 1945. O mundo assistiu as atrocidades cometidas pelos nazistas contra o povo judeu. No entanto, nos bastidores, a versão oficial da história vem sendo refutada por certos grupos. Trata-se de uma nova forma, d ...

Seder de Pessach

Este ano, o 1º Seder de Pessach, em 15 de Nissan, será na segunda-feira à noite, 18 de abril. Os preparativos para Pessach têm início na noite anterior, após o pôr-do-sol de domingo, 17 de abril.

Sir Moses Montefiore

Respeitado por reis e governantes, ele era amado pelos pobres e indefesos de todas as religiões e nacionalidades. No mundo judaico era quase uma lenda, sendo seu nome ligado a incontáveis serviços que prestou a seu povo e à humanidade, ...

Acendimento das velas

Ícone

Carregando

Carregando

Carregando

Ícone

Carregando

Carregando

Carregando

Acendimento das velas