Oito anos transcorreram desde que lançamos a primeira edição da Revista Morashá. Nestes anos, nossa revista cresceu muito e a equipe de colaboradoras e profissionais tem trabalhado com grande empenho para atender as crescentes necessidades da Morashá.
Nossos leitores estão espalhados por todo o Brasil, desde grandes cidades até pequenas localidades, onde muitas vezes somos o único elo com o judaísmo. Morashá também é enviada para Israel, EUA, México, Panamá, Buenos Aires, Europa e, pasmem, até o Japão!
Através das cartas, faxes e mensagens eletrônicas que recebemos, percebemos com muita clareza algo que nos enche de emocionado orgulho: nossa Morashá consegue "fazer uma diferença" entre seus leitores, suprindo-lhes uma lacuna espiritual, conceitual e de vínculo.
Neste ano, demos mais um passo. Lançamos o site www.morasha.com.br para ampliar ainda mais o leque de nossa atuação, oferecendo mais serviços e informações sobre judaísmo.
Estamos colocando on-line, gradativamente, os 500 artigos que a revista tem em seus arquivos, fruto destes oito anos de trabalho e pesquisas. Além disto, divulgamos notícias diárias do mundo judaico, sobre turismo e nas próximas semanas estaremos inaugurando muitas outras novidades.
Nestes últimos dois meses as notícias sobre os conflitos e a violência em Israel e no Oriente Médio têm sido uma constante. Os olhos e os corações de todos os judeus estão voltados para Israel com apreensão. As notícias e as imagens são perturbadoras, especialmente quando acreditávamos estar a um passo da paz.
Nesse tempos difíceis, muitas vezes sentimo-nos impotentes, mas devemos lembrar que não é a primeira vez que Israel enfrenta obstáculos que parecem impossíveis de ser superados. Entretanto, a mobilização de todo o povo judeu que leva sua solidariedade a Israel serve de reconforto e apoio para um povo que, unido no júbilo e na adversidade, luta pelo direito de viver em paz..
Lembremo-nos dos milagres que ocorreram com nosso povo judeu em Chanucá e tenhamos fé de que as velas desta festividade - que acenderemos nos próximos dias - iluminem o nosso caminho e possibilitem a retomada do diálogo para que finalmente se chegue a uma solução de paz duradoura.
Desejamos a todos um Chanucá Sameach!
Os bancos de dados cada vez mais atualizados sobre o Holocausto, somados às vantagens que a tecnologia da informação oferece, vêm permitindo escrever um final feliz para algumas trágicas histórias que ocorreram durante a Segunda Guerr ...
Chanucá, a festa das luzes! Quem diria, uma reviravolta na história de nosso povo... Esta não foi a primeira nem a última vez que o povo de Israel, encontrando-se em sérios apuros e aparentemente sem nenhuma saída, é salvo e volta, n ...
Primeiro cientista a descobrir a vacina contra a poliomielite, foi aclamado como herói e reconhecido no mundo inteiro por ter contribuído para a cura desta doença.
Ao centro de Sua Criação, D-s colocou o homem, insuflando-lhe uma centelha Divina, que se constitui na essência de sua vida interior. Apesar de ser o homem composto de matéria e espírito, seu corpo é somente o invólucro material dess ...
Desde a histórica vitória dos macabeus sobre os assírios e seus aliados - os judeus helenizados - ocorrida em 165 antes da era comum (a.c.), celebra-se Chanucá durante oito dias.
E a Ti agradecemos pelos milagres e pela redenção, pelos atos poderosos e pelos atos de salvação, pelo consolo e pelas maravilhas que operaste em prol de nossos antepassados naqueles dias, nesta época...
Há muitos anos, na Pérsia, havia um rei chamado Abbas. Era conhecido como um homem honesto e justo. Toda noite ele vagava pelas ruas da cidade, disfarçado, para assim conhecer melhor os seus súditos.
Sediada em Israel, a ORT, organização atuante em mais de 50 países com a missão de educar para a vida, está celebrando 120 anos de existência.
'Mais profunda do que a curiosidade humana em relação a seu passado é a inquietude em relação ao futuro.' Aron Barth
A obra abragente do Rabino Abraham Twerski, médico, psiquiatra, guru espiritual, eurudito chassídico, bisneto do Rabino de Hornostipol...
Jan Karski, legendário herói polonês da Segunda Guerra, morreu aos 86 anos, no último dia 13 de julho, em Washington. Membro da Resistência Polonesa, Karski atravessava as linhas inimigas levando informações e mensagens para os aliad ...
Em nenhuma outra região da França houve uma cultura judaica tão rica como a que existiu entre Estrasburgo e Mulhouse. Ainda hoje encontramos, nessa região, vestígios de 90 sinagogas e mais de 60 cemitérios. ...
De dona-de-casa a ativista pela paz, a viúva do primeiro-ministro Yitzhak Rabin, assassinado por um extremista judeu em novembro de 1995, tornou-se internacionalmente conhecida após a morte do marido como uma das mais ardorosas defensoras ...
Não faz tanto tempo assim. Era 1940, logo após a França ter sido invadida pelos nazistas, quando ocorreu um verdadeiro milagre. No outono europeu de 1940, vários meses após ter a França sido mais um dos países europeus a cair em mão ...
Os milagres eram um tema importante nos escritos dos filósofos medievais. Muitos dentre eles tinham dificuldade em aceitar a noção bíblica referente aos milagres.
O anti-semitismo contemporâneo, produto da segunda metade do século XIX, foi gerado na Alemanha e Áustria. Em 1873, uma crise financeira que de Viena se estendeu à Alemanha.
A rua onde fica a embaixada de Israel foi rebatizada em homenagem a Mohammed Aldura, o garoto de 12 anos morto em setembro na Faixa de Gaza, num tiroteio entre forças israelenses e atiradores palestinos.
Leon Tolstoy (1829-1910) descendente de uma família cristã da nobreza russa e um dos maiores escritores e romancistas do mundo, autor de obras como 'Guerra e Paz' e 'Anna Karenina', escreveu:
Judeus desesperados para abandonar paises dominados pelas Alemanha nazista se depararam com as portas fechadas no mundo inteiro - exceto por uma pequena brecha. A Inglaterra, num gesto singular, aceitou no final de 1938 acolher crianças ju ...
O Rebbe, como passou a ser conhecido pelo mundo afora, assumiu a liderança do movimento Lubavitch, que quase havia sido destruído pelos nazistas, e, com seu carisma e perseverança, reconstruiu-o e transformou-o no maior e mais dinâmico ...
Rebecca Gratz, mulher de visão, acreditava que as mulheres eram responsáveis por assegurar a preservação da vida judaica na América.
Ano - 1939. Local - Londres, estação de Liverpool. Mais de uma centena de crianças amontoadas, com etiquetas presas em seu pescoço, desembarcam do trem, uma atrás da outra.
Mensagem enviada!
Carregando
Carregando
Carregando
Carregando
Carregando
Carregando
Acendimento das velas