Morashá
Rosh Hashaná

Rosh Hashaná


18/09 a 20/09/2020

29 de Elul, 5780 a 2 de Tishri, 5781


Imagem ilustrativa

Rosh Hashaná, literalmente, a “cabeça do ano”, é o início de um novo ano. É a oportunidade de cada pessoa de começar sua vida de novo. Certamente, a cada dia – ou mesmo, a qualquer momento em nossa vida – podemos optar por tomar diferentes caminhos na vida – melhorar o que é preciso – mas Rosh Hashaná é o momento mais auspicioso do ano para fazê-lo. Trata-se de um novo começo. Um novo ano representa novas possibilidades.

saiba mais
Guia Espiritual para os Dez Dias de Teshuvá

Guia Espiritual para os Dez Dias de Teshuvá

O mês judaico de Tishrei é o mais importante do ano. É repleto de dias sagrados judaicos. Os primeiros dois dias do mês são Rosh Hashaná; o 10o, Yom Kipur. No dia 15, começamos a celebrar a festa de Sucot, de sete dias, seguida por Shemini Atzeret e Simchat Torá.

Edição 105 - Setembro de 2019
Por que tocamos o Shofar em Rosh Hashaná

Por que tocamos o Shofar em Rosh Hashaná

O principal mandamento da festa de Rosh Hashaná, Ano Novo Judaico, é ouvir os toques do Shofar. Trata-se de um mandamento bíblico. Todas as demais leis e costumes de Rosh Hashaná, como as refeições festivas, as maçãs imersas no mel e, mesmo as orações, têm importância secundária. Em Rosh Hashaná, a prioridade para todos os judeus deve ser ouvir os toques do Shofar.

Edição 101 - Setembro de 2018