Morashá

PERSONALIDADES

Zeev Jabotinsky

Zeev Jabotinsky

Amado por seus admiradores e odiado por seus opositores, Jabotinsky é uma das figuras mais importantes e controvertidas na história do sionismo. Ele é parte de uma geração de grandes líderes sionistas como Herzl, Ben Gurion, Weizmann, entre tantos outros, cujo sonho era criar um Estado Judeu. Apesar de divergir, todos eram imbuídos de um incansável idealismo e um profundo amor por seu povo.

Edição 107 - Abril de 2020

ISRAEL HOJE

O Lar da Dança em Israel

O Lar da Dança em Israel

O Centro Suzanne Dellal, em Neve Tzedek, é atualmente a principal referência quando se trata da dança contemporânea do país, com a realização de seminários, programas de formação, festivais de dança e teatro, nacionais e internacionais.

Edição 107 - Abril de 2020

HOLOCAUSTO

Dia Internacional do Holocausto

Dia Internacional do Holocausto

O tema do evento da Fundação Mundial Fórum do Holocausto, no Yad Vashem, o Memorial do Holocausto, em Jerusalém, foi “Relembrando o Holocausto, combatendo o Antissemitismo”. Participaram delegações de 49 países, incluindo 45 chefes de Estado e membros da realeza europeia, recordando o que não se pode esquecer, jamais!

Edição 107 - Abril de 2020

VOCÊ SABIA?

O que é Chabad?

CHABAD (Lubavitch), um dos maiores movimentos judaicos, é um acrônimo das palavras “Chochma” (Sabedoria), “Binah”(Compreensão) e “Daat” (Conhecimento). Este acrônimo simboliza a filosofia intelectual do movimento chassídico Chabad-Lubavitch.

Veja mais...

CURIOSIDADES

A Hagadá – lida durante os Sederim de Pessach – conta a história da libertação do povo judeu da escravidão no Egito. Moisés, o maior dos profetas, foi o protagonista desta história. Quantas vezes é mencionado seu nome na Hagadá? Apenas uma. A razão disso? Explicam os comentaristas da Torá: para que ninguém faça confusão, achando que foi Moisés, e não D’us, o responsável pela libertação dos judeus da opressão egípcia.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

10/04/1974

A primeira-ministra de Israel, Golda Meir, anuncia que vai renunciar ao seu posto. Yitzhak Rabin, também do Partido Trabalhista, se torna o novo primeiro-ministro do estado judeu.

10/04/1932

Em eleições democráticas na Alemanha, o Presidente alemão Paul Von Hindenburg é re-eleito. Adolf Hitler é o segundo colocado.

Veja mais...

BRASIL

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos.

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos de existência, no dia 16/12/2018, às 18:00, no CIB.

Veja mais...