Morashá

ANTISSEMITISMO

Judeus na "Guerra de Malvinas" - 1982

Judeus na "Guerra de Malvinas" - 1982

As cicatrizes ainda continuam abertas e as controvérsias entre argentinos e britânicos sobre as Malvinas seguem marcadas por provocações e tensões, basicamente pela importância econômica e relevância territorial para cada uma das partes. A seguir, um breve estudo sobre a repercussão deste conflito na vida de toda uma comunidade judaica.

Edição 101 - Setembro de 2018

HOLOCAUSTO

O segredo de Jacob Sztejnhauer

O segredo de Jacob Sztejnhauer

A família Sztejnhauer jamais poderia imaginar a importância da participação de seu patriarca, Jacob, junto a Chiune Sugihara e Jan Zwartendijk, respectivamente, cônsules do Japão e da Holanda, na Lituânia, durante a 2a Guerra Mundial. Seu papel foi fundamental no salvamento de milhares de judeus do Leste Europeu. A revelação dessa história mudou a vida da família para sempre.

Edição 101 - Setembro de 2018

COMUNIDADES DA DIÁSPORA

Judeus na Argélia Francesa

Judeus na Argélia Francesa

A vida dos judeus da Argélia mudou drasticamente no século 19. A conquista do país pela França, em 1830, iniciara o último capítulo da história judaica argelina. Aos poucos, os judeus se “afrancesaram”, tornando-se cidadãos franceses. A independência da Argélia, em 1962, marcou o fim de dois mil anos de sua presença no país. Os judeus, em grande maioria, foram para a França. Hoje não há judeus na Argélia.

Edição 101 - Setembro de 2018

VOCÊ SABIA?

O que significa Lashon Hará?

Traduzida literalmente do hebraico, a expressão Lashon Hará quer dizer ‘língua má’. Mas o conceito de Lashon Hará implicita falar mal dos outros, ‘fofocar’ ou denegrir a imagem de uma outra pessoa, mesmo se for verdade. O pecado de Lashon Hará é um dos mais graves no judaísmo. Nossos Sábios ensinam que a destruição do Segundo Templo Sagrado de Jerusalém e a diáspora judaica resultaram do ódio infundado entre os judeus e do pecado de Lashon Hará.

Veja mais...

CURIOSIDADES

Em Tel Aviv, é proibido dirigir um carro na data de Yom Kipur – o dia mais sagrado do calendário judaico. Esta proibição não é apenas religiosa, mas civil também.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

18/10/1991

Israel e a União Soviética re-estabelecem relações diplomáticas. A União Soviética havia rompido relações com o Estado Judeu logo após a vitória de Israel na Guerra dos Seis Dias. Durante a Guerra Fria, a União Soviética foi a mais poderosa aliada dos países árabes.

18/10/1739

A Inquisição mata em Lisboa o dramaturgo Antônio José da Silva, o Judeu. Ironicamente, enquanto ele estava sendo perseguido pela Inquisição, uma de suas peças estava sendo exibida num grande teatro em Lisboa.

Veja mais...

BRASIL

EXPOSIÇÃO INÉDITA SOBRE O HOLOCAUSTO CHEGA AO BRASIL

Veja mais...