Morashá

PERSONALIDADES

O "Gabinete judaico" do Presidente Biden

O "Gabinete judaico" do Presidente Biden

Muitos se perguntam como será o novo Presidente dos Estados Unidos e quais os seus vínculos com a comunidade judaica americana e com Israel. Vejamos, pois, algumas de suas principais escolhas: O Chefe de Gabinete, Secretário de Estado, Secretário de Segurança Interna, Secretário do Tesouro e seu Procurador Geral (equivalente ao nosso Ministro da Justiça) estão entre os membros judeus do gabinete de Governo do Presidente Biden.

Edição 110 - Março de 2021

HOLOCAUSTO

Médicos nazistas, indignos de homenagens

Médicos nazistas, indignos de homenagens

Não obstante os persistentes esforços da Sociedade de Medicina Interna Alemã (SAMI) para evitar que as atrocidades médicas realizadas no Terceiro Reich se tornassem públicas, as aberrações médicas ocorridas nesse período acabaram por vir à tona, levando à reconsideração de títulos honoríficos concedidos a médicos que praticaram atrocidades durante o nazismo.

Edição 110 - Março de 2021

VARIEDADES

Turquia e a diplomacia neo-otomana de Erdogan

Turquia e a diplomacia neo-otomana de Erdogan

O presidente turco, Recep Tayyp Erdogan, em quase 20 anos de poder e dono de uma agenda nacionalista e populista, transformou o país de um aliado de Israel e de países ocidentais, nos anos 1990, em um desestabilizador do Oriente Médio e de regiões próximas, com apoio a grupos terroristas e intervenções militares fora de suas fronteiras.

Edição 110 - Março de 2021

VOCÊ SABIA?

O que é Shemitá?

Shemitá ocorre a cada sete anos na Terra de Israel. De acordo com a Torá, durante este ano sabático, a Terra de Israel não pode ser cultivada. Quando se inicia este sétimo ano, todos os empréstimos e dívidas são cancelados e toda a safra agrícola, que cresce naturalmente, não podendo ter sido cultivada, pertence aos pobres, aos estrangeiros e aos animais domesticados. Shemitá lembra o povo judeu que toda a terra, na realidade, pertence a D’us, e não ao homem.

Veja mais...

CURIOSIDADES

Quando os bebês começam a se alimentar com comidas sólidas o leite materno é considerado parve. Isto significa que lhes é permitido ingerir o leite materno após terem comido algum alimento à base de carne. Uma explicação é que o leite materno é considerado um alimento puro e sagrado, não sendo classificado na mesma categoria do leite animal.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

06/05/1856

Nasce Sigmund Freud. Psicanalista judeu, nascido na Áustria, foi o fundador da psicanálise. Sigmund Freud ficou conhecido como um dos maiores pensadores do século XX. Freud explorou a psique, desenvolveu uma teoria de personalidade, estudou histeria, neuroses e sonhos, entre tantos trabalhos.

06/05/1747

Falece o RAMCHAL – Rabbi Moshe Chaim Luzzato, grande rabino, cabalista, poeta e autor de Mesilat Yesharim – o Caminho dos Justos. Rabi Luzzato é considerado um dos maiores rabinos e sábios de toda a história judaica.

Veja mais...

BRASIL

Palestra - Palavras de Incentivo e Fé em Tempos de Pandemia

Veja mais...