Morashá

ARQUEOLOGIA

A antiga Shiló, Morada do Tabernáculo

A antiga Shiló, Morada do Tabernáculo

Mencionada inúmeras vezes na Torá e nos Salmos, encrustada nas Montanhas da Judeia, a antiga cidade de Shiló, hoje chamada de Tel Shiló, abrigou por 369 anos o Mishkan, o Tabernáculo, tornando-se o epicentro da vida religiosa da antiga Israel durante a era dos Juízes, que precedeu a formação do Reino de Israel. Em fevereiro de 2012, Israel declarou Tel Shiló patrimônio arqueológico.

Edição 102 - Dezembro de 2018

PERSONALIDADES

Claude Lanzmann

Claude Lanzmann

Claude Lanzmann, cineasta francês, intelectual e jornalista, mais conhecido internacionalmente por seu documentário “Shoah” sobre o Holocausto, faleceu em 5 de julho de 2018, aos 92 anos. Judeu secular e sionista apaixonado, Lanzmann sempre esteve na linha de frente em defesa de Israel.

Edição 102 - Dezembro de 2018

ISRAEL HOJE

Guerra  cibernética: uma ameaça à segurança

Guerra cibernética: uma ameaça à segurança

O combate ao ciberterrorismo está no topo da lista de prioridades do governo israelense. Hoje, além dos ataques às suas fronteiras por seus vizinhos inimigos ao Norte e ao Sul, Israel enfrenta atualmente uma ameaça invisível: ataques de hackers aos seus sistemas de computação, que podem colocar em risco a infraestrutura civil e militar do país.

Edição 102 - Dezembro de 2018

VOCÊ SABIA?

Qual foi o primeiro país árabe a assinar um acordo de paz com o Estado de Israel?

No ano de 1977, o Presidente do Egito, Anwar el-Sadat, viajou para Jerusalém e discursou no parlamento israelense – o Knesset. Sadat propôs que Israel e o Egito negociassem um acordo de paz. Junto com o primeiro-ministro de Israel, Menachem Begin, Sadat assinou o primeiro acordo de paz entre um país árabe e o Estado de Israel.

Veja mais...

CURIOSIDADES

Em 1763, uma congregação de vinte famílias judias inaugurou a primeira sinagoga dos Estados Unidos. A sinagoga de Touro foi fundada em Newport, no estado de Rhode Island. Em 1946, a sinagoga foi declarada um monumento nacional histórico norte-americano.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

21/11/1985

O judeu norte-americano, Jonathan Pollard, é preso e acusado de espionar para Israel. Pollard foi condenado à prisão perpétua e, apesar dos esforços diplomáticos de lideranças judaicas mundiais, ele continua preso.

21/11/1938

A Alemanha nazista ocupa a Tchecoslováquia Ocidental. É a primeira grande ação beligerante de Hitler.

Veja mais...

BRASIL

EXPOSIÇÃO INÉDITA SOBRE O HOLOCAUSTO CHEGA AO BRASIL

Veja mais...