Morashá

ANTISSEMITISMO

A Polônia e a negação do passado

A Polônia e a negação do passado

Com o objetivo de tentar apagar páginas trágicas da história de seu país e de sufocar o debate e a pesquisa, o governo polonês aprovou uma lei que prevê até 3 anos de prisão a quem apontar cumplicidade polonesa em crimes cometidos durante o Holocausto. A ofensiva provocou forte reação internacional, capitaneada por Israel e entidades judaicas.

Edição 99 - Abril de 2018

ISRAEL HOJE

Israel - 70 Anos

Israel - 70 Anos

Queiram os historiadores ou não; queiram os acadêmicos ou não; queiram os cientistas políticos, analistas, jornalistas e intelectuais ou não; queiram os antissemitas ou não; queiram os antissionistas ou não, mas o ressurgimento de um Estado Judeu em sua terra de origem foi um dos mais extraordinários acontecimentos históricos de todos os tempos.

Edição 99 - Abril de 2018

HOLOCAUSTO

A Resistência Judaica durante o Holocausto

A Resistência Judaica durante o Holocausto

Recentemente os historiadores passaram a considerar o número de judeus brutalmente assassinados pelo Terceiro Reich em torno de 7milhões – e não mais 6 milhões. A pergunta muitas vezes feita é por que estes não resistiram? Por que não lutaram? Por que se deixaram levar “como ovelhas”? Quem pergunta tem a objetividade do tempo transcorrido desde então e nenhuma vivência pessoal de um horror que a mente humana não consegue assimilar. Mas a pergunta precisa ser respondida.

Edição 99 - Abril de 2018

VOCÊ SABIA?

O que é bikur cholim?

Bikur Cholim – a mitzvá de visitar os doentes – é um dos mais importantes mandamentos da Torá. O Talmud revela que uma pessoa que visita um doente o ajuda a se recuperar. A visita aos doentes tornou-se uma atividade praticamente institucionalizada nas comunidades judaicas. Há voluntários judeus que visitam pessoas doentes, que precisam de ajuda e companhia, mesmo quando não as conhecem.

Veja mais...

CURIOSIDADES

Portugal "descobriu" e ocupou o Brasil no ano de 1500. Já em 1502 havia vários cristãos-novos que possuíam plantações de cana-de-açúcar no Brasil. Alguns deles praticavam o judaísmo, mas apenas secretamente, pois temiam que Portugal, que era um país católico, trouxesse a Inquisição ao Brasil.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

22/05/1939

A Alemanha nazista e a Itália firmam o “Pacto de Aço”, estabelecendo uma aliança militar entre os dois países.

22/05/1370

Centenas de judeus são queimados vivos em Bruxelas; os sobreviventes são expulsos do país.

Veja mais...

BRASIL

EXPOSIÇÃO INÉDITA SOBRE O HOLOCAUSTO CHEGA AO BRASIL

Veja mais...