Morashá

PERSONALIDADES

Simone Veil, um ícone mundial

Simone Veil, um ícone mundial

A França ficou de luto em junho deste ano de 2017 ao tomar conhecimento do falecimento de Simone Veil. Judia, sobrevivente do Holocausto, ela ocupou vários postos governamentais, tornando-se um ícone na luta contra a discriminação das mulheres. Empenhada em todas as causas em que acreditava, conquistou os franceses, e sua popularidade ia muito além dos limites da política.

Edição 98 - Dezembro de 2017

COMUNIDADES DA DIÁSPORA

Os judeus na Polônia entre as duas guerras mundiais

Os judeus na Polônia entre as duas guerras mundiais

Com a criação, em 1918, da Segunda República Polonesa, os judeus acreditavam que passariam a ser aceitos na nova nação com igualdade de direitos. Mas, nas duas décadas de existência da República, as esperanças judaicas se transformaram em desespero. Os sinais do precipício que os iria tragar já se faziam ver. No entanto, apesar da hostilidade, discriminação e isolamento, no período entre guerras o judaísmo polonês forneceu grande vitalidade à vida judaica.

Edição 98 - Dezembro de 2017

VARIEDADES

O avanço da extrema direita na Alemanha

O avanço da extrema direita na Alemanha

Nas últimas eleições gerais alemãs, em setembro, pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial, um partido de extrema direita conquistou cadeiras no Bundestag, o Parlamento federal. Trata-se do maior desafio para a Alemanha depois de 1945, avaliou o Conselho Central dos Judeus, principal entidade comunitária no país.

Edição 98 - Dezembro de 2017

VOCÊ SABIA?

O que é Chabad?

CHABAD (Lubavitch), um dos maiores movimentos judaicos, é um acrônimo das palavras “Chochma” (Sabedoria), “Binah”(Compreensão) e “Daat” (Conhecimento). Este acrônimo simboliza a filosofia intelectual do movimento chassídico Chabad-Lubavitch.

Veja mais...

CURIOSIDADES

Dia 4 de Shevat, é a data de falecimento de Rabi Israel Abuchatzera (1890-1984), conhecido como o “Baba Sali”. O “Baba Sali” foi um grande Sábio, cabalista e milagreiro. Nascido no Marrocos, ele imigrou para Israel em 1964. Seu túmulo, localizado na cidade de Netivot, é visitado por milhares de pessoas.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

20/01/1942

Oficiais nazistas se reúnem e decidem implantar a “Solução Final para o Problema Judaico”: o extermínio de todos os judeus da Europa.

20/01/1948

Nasce Nathan (Anatoly) Sharansky. Dissidente soviético, ele foi preso pelo governo soviético em razão de sua luta por direitos humanos (1977-1986). Após ser libertado, imigrou para Israel, onde é hoje um importante líder político do país.

Veja mais...

BRASIL

Unibes Cultural lança primeira feira urbana de design da cidade, com festival gastronômico, música e cinema ao ar livre

Dia 19 de Setembro, a partir das 11h, a Unibes Cultural realiza uma grande festa para lançar a primeira feira urbana de design de São Paulo. A programação do dia terá festival de Food Trucks, shows de música como o Festival Clipes e Bandas, Chorando na Labuta aula aberta de Cavsh, oficina infantil e cinema ao ar livre.

Veja mais...