Morashá

ANTISSEMITISMO

Como deter a escalada do antissemitismo?

Como deter a escalada do antissemitismo?

Como podemos lutar contra o antissemitismo que toma conta dos Estados Unidos e da Europa? A historiadora Deborah Lipstadt responde, no artigo que reproduzimos a seguir, “A melhor maneira de combater o antissemitismo? A alegria judaica!”. Esse é o título da matéria publicada pela historiadora em outubro, e faz parte de uma série que celebra um ano do massacre na sinagoga “Tree of Life”, em Pittsburgh.

Edição 106 - Dezembro de 2019

ISRAEL HOJE

Descobrindo o  Israel Bíblico

Descobrindo o Israel Bíblico

Ainda que seja um estado moderno, com tecnologia de ponta presente em seu dia-a-dia, é quase impossível andar por Israel sem sentir uma forte conexão com seu passado bíblico. As opções são muitas em uma região onde, em cada passeio, há uma lição de história, uma conexão religiosa, uma viagem ao passado, uma emoção diferente.

Edição 106 - Dezembro de 2019

HOLOCAUSTO

Eva Geiringer Schloss: "Irmã Postiça" de Anne Frank

Eva Geiringer Schloss: "Irmã Postiça" de Anne Frank

Eva Geiringer Schloss conheceu de perto o inferno. Ainda adolescente, foi capturada e transportada para Auschwitz-Birkenau, teve melhor sorte que Anne Frank e conseguiu sobreviver à 2ª Guerra. Escreveu dois livros e uma peça de teatro relatando suas experiências. Hoje mora em Londres e se dedica a perpetuar a memória do Holocausto.

Edição 106 - Dezembro de 2019

VOCÊ SABIA?

Quem foi Sarah?

Sarah, matriarca do povo judeu, foi esposa de Abraão. Originalmente, o nome de Sarah era Sarai. Quando D'us mudou o nome do patriarca de Abrão para Abraão, Ele também mudou o nome de Sarai para Sarah. Sarai significa "minha princesa", enquanto Sarah significa "a princesa". Como prometido por D'us, aos 89 anos de idade, Sarah teve um filho, cujo nome foi Isaac. Conforme a promessa de D-us, Isaac se tornou o segundo patriarca do povo judeu.

Veja mais...

CURIOSIDADES

A Rainha Esther, a heroína da festa de Purim, tinha um outro nome: Hadassah. Este nome é frequentemente adotado por hospitais e organizações judaicas, principalmente quando lideradas por mulheres. Entre todas as mulheres do Império Persa a mais bonita era Esther, uma judia.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

24/01/1965

Winston Churchill, estadista e primeiro-ministro britânico e um dos líderes das Forças Aliadas durante a Segunda Guerra Mundial, falece em Londres aos 90 anos de idade.

24/01/1949

A França reconhece o estabelecimento do Estado de Israel.

Veja mais...

BRASIL

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos.

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos de existência, no dia 16/12/2018, às 18:00, no CIB.

Veja mais...