Morashá

PERSONALIDADES

Rafi Eitan, o lendário espião que prendeu Eichmann

Rafi Eitan, o lendário espião que prendeu Eichmann

Último dos gigantes da comunidade de inteligência de Israel, incansável na luta em prol do Povo Judeu, Rafi Eitan participou de centenas de operações para resguardar a segurança do Estado Judeu. Foi ele quem liderou a equipe de agentes do Mossad que, em maio de 1960, capturou Adolf Eichmann em Buenos Aires, e o levou a Israel para ser julgado. Eitan faleceu em março deste ano de 2019, aos 92 anos.

Edição 104 - Junho de 2019

ISRAEL HOJE

Em Latrun, Museu e memorial homenageiam combatentes

Em Latrun, Museu e memorial homenageiam combatentes

A cerca de 30 quilômetros de Jerusalém, em Latrun, no Vale de Ayalon, está situado o Yad La-Shiryon, Memorial e Museu para o Corpo de Blindados, de importância estratégica ao longo da história judaica.

Edição 104 - Junho de 2019

HOLOCAUSTO

Camp des Milles História e Memória

Camp des Milles História e Memória

A visita ao novo Memorial do Holocausto, na França, o Camp des Milles (1939-1942), ainda ausente dos guias turísticos, induz à reflexão sobre racismo, genocídio e preservação da memória. O campo foi utilizado pelos nazistas durante o governo colaboracionista de Vichy para prender e de lá deportar judeus a Auschwitz e outros campos.

Edição 104 - Junho de 2019

VOCÊ SABIA?

O que é Chabad?

CHABAD (Lubavitch), um dos maiores movimentos judaicos, é um acrônimo das palavras “Chochma” (Sabedoria), “Binah”(Compreensão) e “Daat” (Conhecimento). Este acrônimo simboliza a filosofia intelectual do movimento chassídico Chabad-Lubavitch.

Veja mais...

CURIOSIDADES

Dia 15 de Tamuz, é o aniversário de falecimento de um grande Sábio e místico sefaradi, o Rabi Chayim ben Attar (mais conhecido pelo nome de sua famosa obra sobre a Torá, o Ohr HaChayim). Rabi ben Attar nasceu no Marrocos, mas faleceu em Jerusalém. O Baal Shem Tov, que foi o fundador do movimento chassídico, tentou chegar à Terra de Israel para conhecê-lo, mas suas tentativas não se concretizaram. Conta-se que ambos juntos teriam a força de trazer Mashiach para o mundo.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

19/07/1998

Em Jerusalém, um membro do Hamas tenta explodir um carro-bomba que continha 160 galões de líquido inflamável e pregos. O terrorista chegou a ligar o carro, mas este não explodiu.

19/07/1994

Uma bomba explode num avião panamenha, matando 21 pessoas, inclusive 12 judeus. Esse atentado ocorreu um dia após um carro-bomba ter destruído o centro judaico de Buenos Aires, causando a morte de 95 pessoas.

Veja mais...

BRASIL

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos.

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos de existência, no dia 16/12/2018, às 18:00, no CIB.

Veja mais...