Morashá

ANTISSEMITISMO

A Polônia e a negação do passado

A Polônia e a negação do passado

Com o objetivo de tentar apagar páginas trágicas da história de seu país e de sufocar o debate e a pesquisa, o governo polonês aprovou uma lei que prevê até 3 anos de prisão a quem apontar cumplicidade polonesa em crimes cometidos durante o Holocausto. A ofensiva provocou forte reação internacional, capitaneada por Israel e entidades judaicas.

Edição 99 - Abril de 2018

ISRAEL HOJE

Israel - 70 Anos

Israel - 70 Anos

Queiram os historiadores ou não; queiram os acadêmicos ou não; queiram os cientistas políticos, analistas, jornalistas e intelectuais ou não; queiram os antissemitas ou não; queiram os antissionistas ou não, mas o ressurgimento de um Estado Judeu em sua terra de origem foi um dos mais extraordinários acontecimentos históricos de todos os tempos.

Edição 99 - Abril de 2018

HOLOCAUSTO

A Resistência Judaica durante o Holocausto

A Resistência Judaica durante o Holocausto

Recentemente os historiadores passaram a considerar o número de judeus brutalmente assassinados pelo Terceiro Reich em torno de 7milhões – e não mais 6 milhões. A pergunta muitas vezes feita é por que estes não resistiram? Por que não lutaram? Por que se deixaram levar “como ovelhas”? Quem pergunta tem a objetividade do tempo transcorrido desde então e nenhuma vivência pessoal de um horror que a mente humana não consegue assimilar. Mas a pergunta precisa ser respondida.

Edição 99 - Abril de 2018

VOCÊ SABIA?

O que é Chabad?

CHABAD (Lubavitch), um dos maiores movimentos judaicos, é um acrônimo das palavras “Chochma” (Sabedoria), “Binah”(Compreensão) e “Daat” (Conhecimento). Este acrônimo simboliza a filosofia intelectual do movimento chassídico Chabad-Lubavitch.

Veja mais...

CURIOSIDADES

O primeiro Rabino-Chefe de Israel, que assumiu a liderança em 1921, foi o Rabi Avraham Isaac Kook. Na época, ele era criticado por judeus anti-sionistas, mas é hoje lembrado com muito carinho e respeito por praticamente todas as comunidades judaicas.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

22/04/1993

O Museu do Holocausto é inaugurado em Washington D.C. (EUA) e é dedicado às vítimas do nazismo.

22/04/1945

Hitler admite que a Alemanha nazista havia perdido a guerra. Documentos revelando o conteúdo das conferências de Hitler com seus generais durante os últimos três anos da Guerra são publicados em 2003 sob o nome de “Hitler e Seus Generais”. Estes documentos foram editados por Helmut Heiber e David M. Glantz.

Veja mais...

BRASIL

EXPOSIÇÃO INÉDITA SOBRE O HOLOCAUSTO CHEGA AO BRASIL

Veja mais...