Morashá

PERSONALIDADES

Um premiê judeu na Ucrânia

Um premiê judeu na Ucrânia

Volodimir Borysovich Groysman já garantiu um lugar na história da Ucrânia: é o primeiro judeu a ocupar o cargo de primeiro-ministro em um país que obteve sua independência em 1991, com a desintegração da URSS.

Edição 92 - Julho de 2016

ANTISSEMITISMO

Antissemitismo no pós-guerra: o pogrom de Kielce

Antissemitismo no pós-guerra: o pogrom de Kielce

No dia 4 de julho de 1946, a cidade polonesa de Kielce foi palco de um violento pogrom. A sede da comunidade judaica foi atacada por uma multidão de civis, policiais e militares, que massacraram, em plena luz do dia, 42 judeus - homens, mulheres e crianças - e feriram mais de 100. Depois disso estava claro que não havia futuro para os judeus na Polônia.

Edição 92 - Julho de 2016

ISRAEL HOJE

O sucesso dos vinhos de Israel

O sucesso dos vinhos de Israel

Que Israel é líder mundial em tecnologia agrícola e está sempre um passo à frente na rota da inovação, nas mais diferentes áreas, todo mundo sabe. O que tem surpreendido, nas últimas décadas, é o destaque que o país tem conquistado no ranking mundial de vinhos, caminhando lado a lado com os grandes produtores internacionais.

Edição 92 - Julho de 2016

VOCÊ SABIA?

O que é a B'nai B'rith?

A B’nai B’rith (literalmente, os Filhos da Aliança) é, hoje em dia, uma das maiores organizações mundiais judaicas. Fundada em 1843 por doze judeus, a B’nai B’rith tem como objetivo ajudar os judeus de todo o mundo. Suas atividades são filantrópicas e incluem a construção de hospitais, escolas, orfanatos, lares para idosos e outras obras e programas de caridade.

Veja mais...

CURIOSIDADES

Quando o ditador Fidel Castro subiu ao poder em Cuba, em 1959, 94% dos 15,000 judeus cubanos emigraram do país. Eles foram para vários países: Israel, Estados Unidos, Venezuela e Panamá. Nos últimos 40 anos, a comunidade judaica de Cuba – perseguida pelo regime de Fidel e proibida de praticar o judaísmo – foi constituída pelos poucos judeus que permaneceram no país.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

29/07/1975

O presidente norte-americano Geraldo Ford torna-se o primeiro presidente norte-americano a visitar o campo de concentração nazista de Auschwitz, na Polônia. A visita do presidente Ford tinha o objetivo de homenagear as vítimas que foram exterminadas.

29/07/1881

Os primeiros navios de judeus russos chegam em Nova Iorque. Esta onda de imigração foi conseqüência da onde de pogroms que ocorreram na Rússia.

Veja mais...

BRASIL

Unibes Cultural lança primeira feira urbana de design da cidade, com festival gastronômico, música e cinema ao ar livre

Dia 19 de Setembro, a partir das 11h, a Unibes Cultural realiza uma grande festa para lançar a primeira feira urbana de design de São Paulo. A programação do dia terá festival de Food Trucks, shows de música como o Festival Clipes e Bandas, Chorando na Labuta aula aberta de Cavsh, oficina infantil e cinema ao ar livre.

Veja mais...