Morashá

PERSONALIDADES

Stan Lee, o criador de Super-heróis

Stan Lee, o criador de Super-heróis

Escritor e editor, filho de judeus romenos, Stan Lee morreu aos 95 anos em novembro de 2018, após uma vida profissional muito rica, que fez a alegria de crianças e adultos com os inesquecíveis super-heróis mais famosos do mundo – Homem-Aranha, Thor, X-Men, Incrível Hulk, Demolidor, Homem de Ferro, Homem-Formiga, Pantera Negra e Quarteto Fantástico.

Edição 103 - Abril de 2019

ANTISSEMITISMO

Um alerta ao mundo civilizado

Um alerta ao mundo civilizado

Na Câmara dos Lordes, em Londres, em 13 de setembro de 2018, o Rabino Lorde Jonathan Sacks proferiu o seguinte discurso alertando seus pares, o povo britânico e o mundo sobre os perigo do crescente antissemitismo na Europa e, muito especialmente no seio do Partido Trabalhista britânico:

Edição 103 - Abril de 2019

ISRAEL HOJE

Museu do Palmach, visita obrigatória

Museu do Palmach, visita obrigatória

Quem se interessa pela história da criação do Estado de Israel não pode deixar de visitar este museu, localizado em Ramat Aviv, subúrbio de Tel Aviv, que celebra a contribuição da organização para o surgimento do estado judeu.

Edição 103 - Abril de 2019

VOCÊ SABIA?

O que quer dizer Halachá?

A palavra hebraica “Halachá” é derivada do verbo “lalech”, que significa ‘ir’. Halachá é o código de lei judaica e contém “o caminho que deve ser seguido” na vida. Uma decisão que seja conforme com a Halachá quer dizer que está de acordo com as leis e diretrizes da Torá.

Veja mais...

CURIOSIDADES

A girafa é um animal que apresenta características que, de acordo com a Torá, fazem dela um animal casher: ela tem casco fendido e rumina. Mas não é uma tradição judaica comer esse belo animal, pois as girafas são raramente encontradas fora da África e ninguém sabe como fazer o abate casher delas.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

17/06/1940

Durante a Segunda Guerra Mundial, o marechal Henri Petain substitui Paul Reynaud como primeiro-ministro da França. O novo líder francês anuncia que deseja chegar a um acordo de armistício com os nazistas.

17/06/1953

A Corte Suprema norte-americana confirma a execução de Julius e Ethel Rosenberg, acusados de serem espiões comunistas que revelaram segredos atômicos dos Estados Unidos para a União Soviética.

Veja mais...

BRASIL

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos.

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos de existência, no dia 16/12/2018, às 18:00, no CIB.

Veja mais...