Morashá

PERSONALIDADES

Itzhak Rabin, um símbolo

Itzhak Rabin, um símbolo

Ele foi mais do que um militar, mais do que um diplomata, mais do que um estadista. No transcurso do 25º aniversário de seu trágico assassinato, Itzhak Rabin se reafirma como um símbolo do novo judeu que emergiu e surpreendeu o mundo nos primeiros anos do século vinte, um novo ser humano: forte, altivo e determinado, insumbmisso à opressão dos guetos, obstinado na luta pela restauração da soberania judaica em sua pátria ancestral.

Edição 109 - Dezembro de 2020

ISRAEL HOJE

Israel, Mossad e a paz no novo Oriente Médio

Israel, Mossad e a paz no novo Oriente Médio

Yossi Cohen, diretor do Mossad, o serviço de inteligência de Israel, desembarcou em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos em agosto para fazer história. Era o primeiro representante do alto escalão do governo israelense a visitar o país do golfo Pérsico após o anúncio do acordo de paz pelo presidente Donald Trump, numa ofensiva diplomática responsável ainda pela normalização dos laços entre o Estado judeu e os outrora inimigos Bahrein e Sudão.

Edição 109 - Dezembro de 2020

COMUNIDADES DA DIÁSPORA

Vida Judaica no Uzbequistão

Vida Judaica no Uzbequistão

Remonta à Antiguidade a presença de judeus na região do atual Uzbequistão. Durante séculos, a população judaica local era composta apenas por judeus mizrachim1 mais especificamente, a comunidade judaica de Bukhara. Mas, a partir do final do século 19, judeus do Leste europeu, ashquenazim, passaram a se instalar na região formando mais uma comunidade local. Hoje, a maioria dos judeus que ainda vivem no Uzbequistão seguem o rito ashquenazita, tendo os judeus de Bukhara emigrado maciçamente.

Edição 109 - Dezembro de 2020

VOCÊ SABIA?

O que é Chabad?

CHABAD (Lubavitch), um dos maiores movimentos judaicos, é um acrônimo das palavras “Chochma” (Sabedoria), “Binah”(Compreensão) e “Daat” (Conhecimento). Este acrônimo simboliza a filosofia intelectual do movimento chassídico Chabad-Lubavitch.

Veja mais...

CURIOSIDADES

Dia 2 de Shevat, é o aniversário de falecimento de Rabi Meshulam Zusha de Anipoli, aluno do líder do movimento chassídico, Rabi Dov Ber de Mezeritch. Rabi Zusha foi um Tzadik, um Sábio e um milagreiro, e é o protagonista de muitas histórias e ensinamentos chassídicos. Uma das personalidades mais queridas na história judaica, Rabi Zusha é lembrado por sua erudição e humildade e, principalmente, por seu amor pelo povo judeu.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

17/01/1991

É iniciada a Guerra do Golfo: a Coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos, ataca alvos iraquianos para forçar a retirada das tropas de Saddam Hussein do Kuwait. Na mesma noite, o Iraque lança 8 mísseis Scud contra Israel, mas, milagrosamente, não houve nenhuma fatalidade israelense.

17/01/1945

O diplomata sueco Raoul Wallenberg, que salvou dezenas de milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial, desaparece na Hungria sob custódia da União Soviética. Wallenberg foi preso pelos soviéticos, que acreditavam que ele fosse um espião americano. Acredita-se que ele foi morto na prisão pela KGB.

Veja mais...

BRASIL

Shofar ao ar Livre - Horários e Locais - SP e RJ

São Paulo

Veja mais...