Morashá

PERSONALIDADES

 Ayelet Shaked, uma mulher à frente da Justiça de Israel

Ayelet Shaked, uma mulher à frente da Justiça de Israel

Ela é uma mulher que se sobressaiu num cenário político liderado por homens, a maioria deles egressos das unidades de elite das FDI. Secular, ela ocupa importante papel nas fileiras do partido sionista religioso, HaBait HaYehudi.

É uma engenheira de computação que, após uma meteórica e controvertida ascensão política, foi nomeada, em 2015, Ministra da Justiça.

Edição 96 - Junho de 2017

ISRAEL HOJE

As cores e a magia dos mercados de Israel

As cores e a magia dos mercados de Israel

Flores, doces, verduras, roupas, souvenires, artesanatos, bijuterias e muito mais podem ser encontrados nos diferentes mercados espalhados por Israel. Com seus cheiros e cores, maiores ou menores, simples ou mais sofisticados, são pontos de visitação obrigatória para os turistas que chegam ao país, além dos tradicionais marcos históricos, religiosos e arqueológicos.

Edição 96 - Junho de 2017

HOLOCAUSTO

As Stolpersteine - Arte e Memória

As Stolpersteine - Arte e Memória

“Uma pessoa só é esquecida quando seu nome cai no esquecimento”, afirma o Talmud. Há 20 anos, o artista alemão Gunter Demnig trabalha contra o esquecimento, instalando “stolpersteine”, pedras de recordação na calçada diante das casas onde moravam as vítimas do Nazismo.

Edição 96 - Junho de 2017

VOCÊ SABIA?

Quem foi o primeiro presidente de Israel?

O parlamentarismo é o sistema de governo de Israel. A presidência é um cargo simbólico. Quando o Estado Judeu foi fundado em 1948, foi oferecida a presidência a Albert Einstein. O grande físico judeu simpatizava muito com o movimento sionista, mas ele recusou o convite. Chaim Weizmann, um grande químico, diplomata e estadista, foi o primeiro presidente de Israel.

Veja mais...

CURIOSIDADES

Em Tishá B’Av, é proibido comer e beber, se levar ou usar óleos e cremes, usar sapatos de couro e ter relações sexuais. Neste dia mais triste da história judaica, não fazemos nada que nos traga alegria. Portanto, não se estuda a Torá, com exceção de textos sobre a destruição do Templo Sagrado de Jerusalém e sobre a história e significado de Tishá B’Av.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

26/07/1267

A Inquisição é iniciada pelo Papa Clemente IV. A última vítima da Inquisição foi executada na Espanha em 1826 – exatamente 559 anos após seu início.

26/07/1858

O Barão Lionel de Rothschild torna-se o primeiro judeu a integrar o Parlamento da Grã-Bretanha.

Veja mais...

BRASIL

Unibes Cultural lança primeira feira urbana de design da cidade, com festival gastronômico, música e cinema ao ar livre

Dia 19 de Setembro, a partir das 11h, a Unibes Cultural realiza uma grande festa para lançar a primeira feira urbana de design de São Paulo. A programação do dia terá festival de Food Trucks, shows de música como o Festival Clipes e Bandas, Chorando na Labuta aula aberta de Cavsh, oficina infantil e cinema ao ar livre.

Veja mais...