Morashá

ANTISSEMITISMO

Como deter a escalada do antissemitismo?

Como deter a escalada do antissemitismo?

Como podemos lutar contra o antissemitismo que toma conta dos Estados Unidos e da Europa? A historiadora Deborah Lipstadt responde, no artigo que reproduzimos a seguir, “A melhor maneira de combater o antissemitismo? A alegria judaica!”. Esse é o título da matéria publicada pela historiadora em outubro, e faz parte de uma série que celebra um ano do massacre na sinagoga “Tree of Life”, em Pittsburgh.

Edição 106 - Dezembro de 2019

ISRAEL HOJE

Descobrindo o  Israel Bíblico

Descobrindo o Israel Bíblico

Ainda que seja um estado moderno, com tecnologia de ponta presente em seu dia-a-dia, é quase impossível andar por Israel sem sentir uma forte conexão com seu passado bíblico. As opções são muitas em uma região onde, em cada passeio, há uma lição de história, uma conexão religiosa, uma viagem ao passado, uma emoção diferente.

Edição 106 - Dezembro de 2019

HOLOCAUSTO

Eva Geiringer Schloss: "Irmã Postiça" de Anne Frank

Eva Geiringer Schloss: "Irmã Postiça" de Anne Frank

Eva Geiringer Schloss conheceu de perto o inferno. Ainda adolescente, foi capturada e transportada para Auschwitz-Birkenau, teve melhor sorte que Anne Frank e conseguiu sobreviver à 2ª Guerra. Escreveu dois livros e uma peça de teatro relatando suas experiências. Hoje mora em Londres e se dedica a perpetuar a memória do Holocausto.

Edição 106 - Dezembro de 2019

VOCÊ SABIA?

Quantos anos tinha Esther quando ela se casou com o rei da Pérsia, Achashverosh?

Há três opiniões no Talmud. De acordo com o Sábio Rav, ela tinha quarenta anos. Outro Sábio, Shmuel, afirmou que ela tinha oitenta anos. Já os outros Sábios do Talmud afirmaram que ela tinha setenta e cinco anos! Apesar de sua idade, o rei da Pérsia se apaixonou por ela. De todas as mulheres da Pérsia, Esther foi a esposa mais querida e amada do rei Achashverosh.

Veja mais...

CURIOSIDADES

O Talmud afirma que “quando entra o mês de Adar, nós aumentamos em alegria”. O principal motivo disto é que foi no mês de Adar que ocorreram os eventos que celebramos em Purim. Nossos Sábios revelam que o mês de Adar é uma época de sorte para o povo judeu; por exemplo, se um judeu tiver um julgamento em um tribunal, ele deve tentar marcá-lo no mês de Adar.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

25/02/1799

Napoleão Bonaparte captura Gaza. É seu primeiro encontro com os judeus que viviam na Terra de Israel. Ele ofereceu o “re-estabelecimento da antiga Jerusalém” como um novo Lar Judeu, pedindo, em troca, a lealdade dos judeus.

25/02/1920

Na Alemanha, o partido nazista endossa sua plataforma de 25 itens. Sete deles diziam respeito aos judeus.

Veja mais...

BRASIL

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos.

O Coral Israelita Brasileiro convida para o Concerto Comemorativo dos seus 64 anos de existência, no dia 16/12/2018, às 18:00, no CIB.

Veja mais...