Morashá

SABEDORIA JUDAICA


A HUMILDADE

A HUMILDADE

O Talmud afirma que o simples fato de o povo de Israel perceber a necessidade de se sentir humilde em Rosh Hashaná, faz com que o ano seja muito farto e abençoado. É vital o sentimento de humildade e reverência durante as orações de Rosh Hashaná.

Edição 30 - Setembro de 2000

AMIZADE

AMIZADE

O que é um amigo? Alguém com quem você fala todos os dias? Alguém com quem você sai para tomar um café e falar sobre como passou o dia? O termo amizade não tem um significado aceito universalmente. Em certas culturas é usado com extrema facilidade, em outras, como na Rússia, amizade implica profundos laços emocionais mais importantes do que qualquer outro tipo de relacionamento.

Edição 29 - Junho de 2000

RABINO DAVID WEITMAN RESPONDE

RABINO DAVID WEITMAN RESPONDE

O Bar mitzvá não é apenas uma festa; aos treze anos o menino tem a obrigação de cumprir as mitzvot.

Edição 28 - Abril de 2000

DESVENDANDO O DIVÓRCIO

DESVENDANDO O DIVÓRCIO

Rabino Y. David Weitman responde No judaísmo, o divórcio é uma forma de D-us manifestar a Sua compreensão. Existe o divórcio no judaísmo? O que fazer quando um casal não vive em paz e resolve se separar?

Edição 26 - Dezembro de 1999

VOLTA AO LAR

VOLTA AO LAR

Certamente, os membros de uma família podem ter sérios atritos, indivíduos e grupos podem apartar-se, mas não têm como deixar a família. Pode-se mesmo odiá-la, mas é impossível dela se afastar.