Morashá

SABEDORIA JUDAICA


MILAGRES NA FILOSOFIA JUDAICA MEDIEVAL

MILAGRES NA FILOSOFIA JUDAICA MEDIEVAL

Os milagres eram um tema importante nos escritos dos filósofos medievais. Muitos dentre eles tinham dificuldade em aceitar a noção bíblica referente aos milagres.

Edição 31 - Dezembro de 2000

A HUMILDADE

A HUMILDADE

O Talmud afirma que o simples fato de o povo de Israel perceber a necessidade de se sentir humilde em Rosh Hashaná, faz com que o ano seja muito farto e abençoado. É vital o sentimento de humildade e reverência durante as orações de Rosh Hashaná.

Edição 30 - Setembro de 2000

AMIZADE

AMIZADE

O que é um amigo? Alguém com quem você fala todos os dias? Alguém com quem você sai para tomar um café e falar sobre como passou o dia? O termo amizade não tem um significado aceito universalmente. Em certas culturas é usado com extrema facilidade, em outras, como na Rússia, amizade implica profundos laços emocionais mais importantes do que qualquer outro tipo de relacionamento.

Edição 29 - Junho de 2000

RABINO DAVID WEITMAN RESPONDE

RABINO DAVID WEITMAN RESPONDE

O Bar mitzvá não é apenas uma festa; aos treze anos o menino tem a obrigação de cumprir as mitzvot.

Edição 28 - Abril de 2000

DESVENDANDO O DIVÓRCIO

DESVENDANDO O DIVÓRCIO

Rabino Y. David Weitman responde No judaísmo, o divórcio é uma forma de D-us manifestar a Sua compreensão. Existe o divórcio no judaísmo? O que fazer quando um casal não vive em paz e resolve se separar?

Edição 26 - Dezembro de 1999

VOLTA AO LAR

VOLTA AO LAR

Certamente, os membros de uma família podem ter sérios atritos, indivíduos e grupos podem apartar-se, mas não têm como deixar a família. Pode-se mesmo odiá-la, mas é impossível dela se afastar.