Morashá

Curiosidades


A festa de Shemini Atséret se inicia hoje, Shabat, sexta-feira, à noite. O segundo dia de Shemini Atséret é Simchat Torá, que se inicia ao término do Shabat.


No dia 25 de julho de 1943, o governo fascista italiano caiu. Tropas alemãs entraram na Itália na data de 8 de setembro de 1943. No dia 16 de setembro do mesmo ano, Giuseppe Jona, presidente da comunidade judaica de Veneza, cometeu suicídio. Ele preferiu se matar a entregar aos nazistas uma lista com os nomes de todos os membros da comunidade judaica.


Neste Shabat, dia 20 de Adar, leremos a porção semanal Ki Tissá (Shemot 30:11-34:35). É nesta perashá que a Torá relata o pecado do bezerro de ouro. Apesar deste erro cometido pelos judeus no deserto, D’us, demonstrando Sua misericórdia infinita, aceita as preces e súplicas de Moshé e perdoa o Seu povo.


Neste Shabat, será lida a perashá da Torá de Lech Lechá. Nesta porção semanal, lemos que D’us prometeu a Avraham que seus descendentes seriam incontáveis como as estrelas no céu. O Criador também prometeu ao primeiro patriarca judeu que seus filhos herdariam a Terra de Israel.


Hoje, quarta-feira, dia 12 de abril, antes do anoitecer, faremos o Eruv Tavshilin. Pegam-se dois tipos de alimentos (exemplo: um ovo cozido e uma matsá) e recita-se uma oração para que, ao longo da sexta-feira, se possa preparar os alimentos para o Shabat. A bênção é a seguinte:"Bendito sejas Tu, ó Eterno, nosso D'us, Rei do Universo, que nos santificaste com Teus mandamentos e nos ordenaste fazer o Eruv." Por meio deste Eruv nos seja permitido fazer pão, cozinhar, preparar e esquentar comida, acender velas e fazer em Yom Tov tudo o que for necessário como preparativo para o Shabat". Deve-se conservar o Eruv Tavshilin até sexta-feira à noite, quando poderá ser consumido.


Nesta quarta-feira, dia 12 de abril, será feita a queima do chamets que tenha sobrado do café da manhã, juntamente com o chamets encontrado na busca da noite anterior, até, no máximo, 10:30h da manhã.


Neste Shabat, que antecede a festa de Purim, serão tirados dois rolos da Torá. No primeiro rolo, leremos a perashá da semana. No segundo rolo, leremos a porção de Zachor (Deuteronômio 25:17-19), na qual somos obrigados a nos lembrar do mal de Amalek e aniquilá-lo da face da Terra. Nossos Sábios afirmam que é uma obrigação Bíblica ouvir a leitura da porção de Zachor. Portanto, é particularmente importante ouvir a leitura da Torá neste Shabat.


No dia 4 de dezembro, iniciamos a recitar o pedido por chuva na Terra de Israel: recitamos “v’ten tal u’matar” na nona benção da Amida (Shemonê Esrê).