Morashá

HOLOCAUSTO


MILAGRE EM LYON

MILAGRE EM LYON

Não faz tanto tempo assim. Era 1940, logo após a França ter sido invadida pelos nazistas, quando ocorreu um verdadeiro milagre. No outono europeu de 1940, vários meses após ter a França sido mais um dos países europeus a cair em mãos dos nazistas, uma pequena congregação de judeus preparava-se para receber o Shabat.

Edição 31 - Dezembro de 2000

JAN KARSKI, A TESTEMUNHA

JAN KARSKI, A TESTEMUNHA

Jan Karski, legendário herói polonês da Segunda Guerra, morreu aos 86 anos, no último dia 13 de julho, em Washington. Membro da Resistência Polonesa, Karski atravessava as linhas inimigas levando informações e mensagens para os aliados.

Edição 31 - Dezembro de 2000

RUMO A LIBERDADE

RUMO A LIBERDADE

Ano - 1939. Local - Londres, estação de Liverpool. Mais de uma centena de crianças amontoadas, com etiquetas presas em seu pescoço, desembarcam do trem, uma atrás da outra.

Edição 31 - Dezembro de 2000

O TREM DAS CRIANÇAS

O TREM DAS CRIANÇAS

Judeus desesperados para abandonar paises dominados pelas Alemanha nazista se depararam com as portas fechadas no mundo inteiro - exceto por uma pequena brecha. A Inglaterra, num gesto singular, aceitou no final de 1938 acolher crianças judia numa operação que passou a ser conhecida como Kindertransport.

Edição 31 - Dezembro de 2000

A TRAGÉDIA DE STRUMA

A TRAGÉDIA DE STRUMA

Centenas de judeus que conseguiram fugir da Europa durante a Segunda Guerra Mundial encontraram a morte nas águas próximas ao seu único refúgio - a Eretz Israel - por causa da política de restrição à imigração judaica imposta pelos britânicos na região.

Edição 30 - Setembro de 2000

EXPERIÊNCIAS PESSOAIS

EXPERIÊNCIAS PESSOAIS

Do gueto de Lodz, fui levado para Auschwitz. Após a seleção feita por Mengele, fui levado para o campo de ciganos, em Birkenau. O terror, os maus tratos e os assassinatos lá cometidos pelos guardas alemães, capos e dignitários, são difíceis de descrever. Não sei dizer como, mas sobrevivi. Fui levado de volta a Auschwitz e vendido como escravo a uma empreiteira.

Edição 29 - Junho de 2000