Morashá

ARTE E CULTURA


O TEATRO ÍDICHE

O TEATRO ÍDICHE

Trazido para a América por imigrantes da Alemanha e da Europa Oriental, o teatro ídiche brilhou durante anos nos palcos de Nova York, ajudando os judeus a manter viva a lembrança de sua terra natal. Não conseguiu, no entanto, sobreviver à destruição dos judeus pelos nazistas, nem à assimilação no Novo Mundo.

Edição 32 - Abril de 2001

MARC CHAGALL

MARC CHAGALL

Com uma autobiografia íntima e sonhadora, sua arte conta histórias mágicas que exaltam a eterna floração do amor. O herói moderno que cantou a lua, a alma, a união dos amorosos, o casamento, os seres voadores, os sonhos, as lendas e os mitos do homem... Chagall é esta presença luminosa no céu da nossa época. Imigrante, judeu, poeta, pintor, homem amoroso.

Edição 32 - Abril de 2001

VIDA E DESTINO DAS LÍNGUAS JUDAICAS

VIDA E DESTINO DAS LÍNGUAS JUDAICAS

O ídiche, assim como o ladino ou judeu-árabe, línguas judaicas com rico passado, ao despontar um novo milênio provocam em nós a pergunta: conseguirão escapar do esquecimento? Antes de responder, vale a pena lembrar seu destino ao longo do século XX.

Edição 29 - Junho de 2000

MUSEUS JUDAICOS, UM MERGULHO NA HISTÓRIA

MUSEUS JUDAICOS, UM MERGULHO NA HISTÓRIA

Um povo sem história é um povo sem memória e, talvez, não haja melhor lugar para se conhecer os diferentes aspectos da história dos povos do que em um museu.

Edição 26 - Dezembro de 1999

OS MISTÉRIOS DA HENNA

OS MISTÉRIOS DA HENNA

Famosa pelas suas qualidades como tintura natural para cabelos e presente em nove entre dez toucadores de salões de beleza em todo o mundo, a henna não é apenas um produto cosmético para os judeus do Iêmen, do Iraque e do Norte da África.

Edição 26 - Dezembro de 1999

SHMUEL YOSEF AGNON

SHMUEL YOSEF AGNON

Prêmio Nobel de Literatura em 1966. Máximo expoente da prosa hebraica moderna, publicou quatro romances e mais de duzentos contos. Seu estilo foi definido como surrealista, introspectivo e onírico.