Morashá

ARTE E CULTURA


Os 10 melhores filmes de temas judaicos

Os 10 melhores filmes de temas judaicos

Todas as listas, a propósito de quaisquer assuntos, nas quais se pretenda apontar os dez melhores de algum setor, são passíveis de contestações. É simplesmente impossível obter unanimidade ou consenso. O mesmo se aplica a esta lista, destinada a apontar os dez melhores filmes com temática judaica, realizados desde o advento do cinema falado.

Edição 46 - Setembro de 2004

Modigliani, além do mito

Modigliani, além do mito

'Sou Modigliani, judeu'. É assim que o pintor italiano se apresentava. Orgulhava-se de sua herança cultural e, apesar de não ser praticante, jamais negou a identidade judaica. tornou-se símbolo de pintor boêmio criando-se, após sua morte um verdadeiro mito em torno de sua vida, trágica e curta.

Edição 46 - Setembro de 2004

ARQUITETOS JUDEUS DE BERLIM

ARQUITETOS JUDEUS DE BERLIM

Centenas de arquitetos judeus viviam e trabalhavam em Berlim, na década de 1930, Atuando tanto em obras públicas quanto em instituições privadas. faziam parte dos 4,3 milhões de habitantes da capital alemã, cuja população judaica somava, então, 160 mil pessoas.

Edição 45 - Junho de 2004

FELIX NUSSBAUM, UM RETRATO DA SHOÁ

FELIX NUSSBAUM, UM RETRATO DA SHOÁ

O pintor alemão, hoje considerado um dos melhores exemplos da arte alemã do século XX, morreu com apenas 40 anos, em agosto de 1944, nas câmaras de gás de Auschwitz. Sua arte, no entanto, permanece viva ao longo das décadas.

Edição 44 - Março de 2004

HOLLYWOOD E OS JUDEUS

HOLLYWOOD E OS JUDEUS

Este texto não deveria ter sido intitulado 'Hollywood e os Judeus', mas 'Os Judeus e Hollywood', simplesmente porque foram os judeus que conceberam e implantaram naquele mitológico subúrbio de Los Angeles, na Califórnia, uma indústria americana tão poderosa quanto a do aço ou a dos automóveis.

Edição 42 - Setembro de 2003

A HAGADÁ DE SARAJEVO

A HAGADÁ DE SARAJEVO

Depois de séculos, a odisséia da chamada “Hagadá de Sarajevo” chegou ao fim. O mais conhecido dos manuscritos judaicos, obra-prima das mais belas do judaísmo medieval, está sendo finalmente exibido ao público no Museu Nacional de Sarajevo, na Bósnia.

Edição 40 - Março de 2003