Morashá

ISRAEL HOJE


Museu do Palmach, visita obrigatória

Museu do Palmach, visita obrigatória

Quem se interessa pela história da criação do Estado de Israel não pode deixar de visitar este museu, localizado em Ramat Aviv, subúrbio de Tel Aviv, que celebra a contribuição da organização para o surgimento do estado judeu.

Edição 103 - Abril de 2019

Laços entre Israel e Rússia desafiados por Síria e Irã

Laços entre Israel e Rússia desafiados por Síria e Irã

As relações entre Israel e Rússia enfrentam, desde setembro, seu maior desafio nos tempos da aproximação capitaneada, há alguns anos, por Binyamin Netanyahu e Vladimir Putin. Apesar de críticas de Jerusalém e Washington, Moscou entregou a Damasco um sofisticado sistema de mísseis antiaéreos, após a derrubada de um avião russo por disparos feitos a partir de base síria. O novo armamento, chamado de S-300, deverá dificultar ações israelenses contra inimigos entrincheirados em solo sírio.

Edição 102 - Dezembro de 2018

Guerra  cibernética: uma ameaça à segurança

Guerra cibernética: uma ameaça à segurança

O combate ao ciberterrorismo está no topo da lista de prioridades do governo israelense. Hoje, além dos ataques às suas fronteiras por seus vizinhos inimigos ao Norte e ao Sul, Israel enfrenta atualmente uma ameaça invisível: ataques de hackers aos seus sistemas de computação, que podem colocar em risco a infraestrutura civil e militar do país.

Edição 102 - Dezembro de 2018

Melhorando a vida no planeta

Melhorando a vida no planeta

Ao longo de seus 70 anos de existência, a despeito de toda a adversidade e OS desafios que enfrenta, Israel se tornou mundialmente respeitado por seus grandes avanços nas áreas de inovação científica em saúde, tecnologia, segurança e socorro em caso de desastres.

Edição 100 - Junho de 2018

Israel - 70 Anos - A Batalha Pelo Reconhecimento

Israel - 70 Anos - A Batalha Pelo Reconhecimento

Em maio de 1945, quando terminou a 2ª Guerra Mundial, a liderança sionista se dividiu. O grupo em torno de Chaim Weizmann acreditava que o futuro da antiga Palestina continuaria dependendo de ações diplomáticas voltadas para a boa vontade do Império Britânico. Ben Gurion e seus próximos estavam convictos de que o destino do sionismo estaria na Casa Branca porque os Estados Unidos haviam emergido do conflito como a maior potência mundial.

Edição 100 - Junho de 2018

Israel - 70 Anos

Israel - 70 Anos

Queiram os historiadores ou não; queiram os acadêmicos ou não; queiram os cientistas políticos, analistas, jornalistas e intelectuais ou não; queiram os antissemitas ou não; queiram os antissionistas ou não, mas o ressurgimento de um Estado Judeu em sua terra de origem foi um dos mais extraordinários acontecimentos históricos de todos os tempos.

Edição 99 - Abril de 2018