Morashá

HOLOCAUSTO


"Shoah", de Claude Lanzmann: o Holocausto em definitivo

"Shoah", de Claude Lanzmann: o Holocausto em definitivo

Com "Shoah", Claude Lanzmann conquistou um lugar na História. O documentário é o registro do Holocausto pela voz das testemunhas. Durante mais de 9 horas os espectadores assistem ao que ele chamou de "um coro de vozes e rostos que emergem; vítimas, observadores e assassinos", tornando-nos "testemunhas da morte e dos atos de resistência à morte".

Edição 102 - Dezembro de 2018

Biblioteca Wiener, um dos maiores acervos da Shoá

Biblioteca Wiener, um dos maiores acervos da Shoá

Em Londres, Praça Russel, Bairro de Camden, uma construção em meio a tantas casas de classe média alta abriga um dos mais antigos e maiores acervos sobre o regime nazista e o Holocausto - a Biblioteca Wiener, criada na Alemanha em 1920 e reinaugurada na Inglaterra, em 1939, na mesma época em que as tropas alemãs invadiam a Polônia. Soma atualmente mais de um milhão de itens.

Edição 101 - Setembro de 2018

O segredo de Jacob Sztejnhauer

O segredo de Jacob Sztejnhauer

A família Sztejnhauer jamais poderia imaginar a importância da participação de seu patriarca, Jacob, junto a Chiune Sugihara e Jan Zwartendijk, respectivamente, cônsules do Japão e da Holanda, na Lituânia, durante a 2a Guerra Mundial. Seu papel foi fundamental no salvamento de milhares de judeus do Leste Europeu. A revelação dessa história mudou a vida da família para sempre.

Edição 101 - Setembro de 2018

A Lista de Schindler Celebra 25 Anos

A Lista de Schindler Celebra 25 Anos

Em dezembro 1993, na estreia do novo filme de Steven Spielberg, A Lista de Schindler, ao se acenderem as luzes a plateia permaneceu em silêncio profundo, angustiada e pensativa. Era a mesma reação que tantos outros espectadores teriam ao longo dos anos que se seguiram. 25 anos após o lançamento, com o ressurgimento do antissemitismo e dos movimentos de negação do Holocausto, o filme se torna ainda mais relevante.

Edição 100 - Junho de 2018

O Levante do  Gueto de Varsóvia

O Levante do Gueto de Varsóvia

Varsóvia, abril de 1943, véspera de Pessach. Há 75 anos, jovens judeus com poucas armas e sem experiência militar decidiram não se curvar e enfrentar, de peito aberto, o poderio militar alemão que colocara a Europa de joelhos. Sua escolha não era entre viver ou morrer, mas “como morrer”. Lutaram até o fim para preservar sua dignidade e a honra de nosso povo.

Edição 99 - Abril de 2018

A Resistência Judaica durante o Holocausto

A Resistência Judaica durante o Holocausto

Recentemente os historiadores passaram a considerar o número de judeus brutalmente assassinados pelo Terceiro Reich em torno de 7milhões – e não mais 6 milhões. A pergunta muitas vezes feita é por que estes não resistiram? Por que não lutaram? Por que se deixaram levar “como ovelhas”? Quem pergunta tem a objetividade do tempo transcorrido desde então e nenhuma vivência pessoal de um horror que a mente humana não consegue assimilar. Mas a pergunta precisa ser respondida.

Edição 99 - Abril de 2018