Morashá

HOLOCAUSTO


Ética Médica Nazista

Ética Médica Nazista

A medicina na Alemanha de Hitler trouxe consigo tantos horrores – eugenia, experimentos humanos, esterilização forçada, eutanásia involuntária, assassinato em massa – que é comum ouvir-se a afirmação de que “os médicos nazistas não tinham ética”. Mas esse não é o caso; as atrocidades médicas cometidas por médicos e pesquisadores nazistas se apoiavam em princípios bem particulares, que vieram a ser conhecidos como a “ética médica nazista”. Não havia falta de ética,
mas uma ética terrivelmente distorcida.

Edição 97 - Setembro de 2017

As Stolpersteine - Arte e Memória

As Stolpersteine - Arte e Memória

“Uma pessoa só é esquecida quando seu nome cai no esquecimento”, afirma o Talmud. Há 20 anos, o artista alemão Gunter Demnig trabalha contra o esquecimento, instalando “stolpersteine”, pedras de recordação na calçada diante das casas onde moravam as vítimas do Nazismo.

Edição 96 - Junho de 2017

Os Segredos da Captura de Eichmann

Os Segredos da Captura de Eichmann

O dia 19 de setembro de 1957, o judeu alemão Fritz Bauer, procurador-geral da província de Hesse, então Alemanha Ocidental, marcou um encontro com Felix Shinar, representante do governo de Israel nas negociações de reparações de guerra mantidas à época com o governo de Bonn. O local marcado para a conversa foi um restaurante discreto e isolado, localizado na estrada que liga Frankfurt a Colônia.

Edição 95 - Abril de 2017

Os réus

Os réus

Cada um dos 22 homens fortes do Terceiro Reich,  que o Tribunal Militar Internacional levou a julgamento entre novembro de 1945 e outubro de 1946, teve uma participação integral e necessária na criação do III Reich. Cada um, à sua maneira, colocou suas “expertises” a serviço de Hitler para que fossem atingidos os objetivos do  Führer de dominar a Europa e primordialmente exterminar todo e qualquer judeu.

Edição 93 - Setembro de 2016

O julgamento de Nuremberg

O julgamento de Nuremberg

Nuremberg, dia 16 de outubro de 1946. Dez homens  fortes do 3º Reich condenados à morte pelo Tribunal  Militar Internacional são enforcados. Era Hoshaná Rabá  - o dia em que D'us sela os veredictos de Rosh Hashaná  para o ano seguinte.

Edição 93 - Setembro de 2016

Os últimos meses de Anne Frank

Os últimos meses de Anne Frank

O relato a seguir se baseia em importante documentário realizado pelo cineasta judeu holandês, Willy Lindwer, depois transcrito em forma de livro. Durante dois anos ele entrevistou mulheres sobreviventes da 2ª guerra que, de alguma forma, cruzaram seus passos com os de Anne Frank,  a menina judia que, em função de seu célebre diário, passou  a simbolizar para a posteridade os horrores do holocausto.

Edição 92 - Julho de 2016