Esta não é a primeira vez em que a Ucrânia se vê forçada a enfrentar a Rússia, tendo Kiev como palco de sangrentas lutas. Tampouco é a primeira vez em que os judeus vivem dias de terror, pois lá, desde seu estabelecimento em solo ucraniano, muito sangue judeu já foi derramado.
Em junho de 1953, o casal de judeus Julius e Ethel Rosenberg foi eletrocutado numa prisão em Nova York, condenado por espionagem em favor da União Soviética. Essa trágica execução até hoje estimula controvérsias. Muitos afirmam que o casal foi vítima da paranoia anticomunista então existente na América. Outros percebem digitais antissemitas na acusação e insistem na inocência de Ethel, mãe de dois filhos pequenos quando foi morta.
Durante 75 anos o Museu de Guerra Imperial Inglês conservou documentos que, agora revelados, acrescentam um pequeno e emocionante capítulo à história da 2ª Guerra Mundial: a existência de uma tropa de comandos do exército britânico formada somente por combatentes judeus.
Algumas biografias de Theodor Herzl se circunscrevem à sua trajetória desde a publicação de “O Estado Judeu” até a realização do Primeiro Congresso Sionista Mundial. No entanto, foi depois do Congresso que sua atuação política assumiu uma proporção caudalosa e sua vida pessoal avultou como um enigma.
No dia 15 de junho de 1970, onze judeus soviéticos capturaram um avião no aeroporto de Leningrado. Pretendiam voar para a Suécia e de lá para Israel. Foram presos e no dia 28 de dezembro do mesmo ano, sentenciados a longas penas. Este julgamento foi o estopim de um protesto que transformou o Mundo Judaico e o Estado de Israel.
O relato a seguir é uma breve lembrança da vida dos meus pais, que saíram no século passado da Bessarábia, uma bela e conturbada região localizada entre a Romênia e a Rússia, e se radicaram no Brasil, no Rio de Janeiro. Espero que meus netos e os netos dos meus netos, se vierem a tomar conhecimento desta narrativa, renovem o orgulho por terem atravessado o Mar Vermelho guiados por Moisés, e sempre se empenhem pela sobrevivência do Povo Judeu.