Morashá

HISTÓRIA DE ISRAEL


A incrível história do Instituto Ayalon

A incrível história do Instituto Ayalon

Décadas de 1930-1940, Eretz Israel, anos marcados pela luta dos pioneiros sionistas contra os árabes e o domínio inglês pela criação de um Estado Judeu na região. Encurralados, por um lado, após a instauração do Livro Branco1, e pela rígida legislação do Mandato Britânico restringindo a imigração judaica e, pelo outro, pela crescente violência árabe contra seus núcleos e povoados, os judeus já anteviam o que lhes esperava no dia que os ingleses saíssem da então Palestina.

Edição 95 - Março de 2017

Meu irmão Jonathan

Meu irmão Jonathan

Quem hoje tem 40 anos de idade, ou está chegando aos 50, decerto não vivenciou aqueles dias tensos de junho e julho de 1976, portanto há quatro décadas, quando um avião da Air France, partindo de Tel Aviv, foi sequestrado por terroristas e levado para o aeroporto de Entebe, em Uganda. A aeronave conduzia 246 passageiros, dos quais 77 eram cidadãos de Israel. No dia 4 de julho, uma espetacular ação de comandos israelenses pôs fim ao cativeiro dos reféns.

Edição 93 - Setembro de 2016

Os acordos de Oslo, legado de Yitzhak Rabin

Os acordos de Oslo, legado de Yitzhak Rabin

É frequente ver tanto a esquerda quanto a direita israelenses interpretarem erroneamente Yitzhak Rabin.  Ele não era um grande pacifista, como os esquerdistas gostam de apresentá-lo, nem um ingênuo idealista que estava disposto a colocar em risco a segurança de Israel, como afirmam os direitistas.

Edição 90 - Dezembro de 2015

O túmulo de Rachel, nossa matriarca

O túmulo de Rachel, nossa matriarca

De acordo com nossos Sábios, o Eterno determinara que RacheL fosse enterrada num túmulo isolado, e não na Gruta de Machpelá, onde estão enterrados os demais patriarcas e matriarcas, para que o local fosse acessível aos seus descendentes. De seu túmulo isolado, ela testemunharia o sofrimento de seus filhos, o Povo Judeu, assim como sua redenção final. 

Edição 88 - Junho de 2015

Operação Secreta - Como a Haganá viabilizou a criação do Estado de Israel

Operação Secreta - Como a Haganá viabilizou a criação do Estado de Israel

Num domingo de intenso verão, dia 1º de julho de 1945, o jovem americano Rudolf G. Sonnenborn, 47 anos, providenciou a colocação de vinte cadeiras na sala de estar de sua espetacular cobertura, na Rua 57 Leste de Nova York, e que fossem preparados sanduíches e sucos para as visitas que receberia naquela manhã.

Edição 85 - Setembro de 2014

O drama dos refugiados: palestinos e judeus

O drama dos refugiados: palestinos e judeus

A recente guerra de Israel contra o Hamas em Gaza chamou novamente a atenção do mundo para a situação dos refugiados palestinos. Inúmeras personalidades políticas, artísticas e da imprensa, de todos os continentes, pronunciaram-se sobre o assunto, muitas vezes com pouquíssimo conhecimento de causa, censurando Israel pelo tratamento que tem sido dado aos refugiados palestinos.

Edição 85 - Setembro de 2014