Morashá

Curiosidades


Nossos Sábios ensinam que, durante a festa de Sucot, algumas grandes almas visitam toda e qualquer Sucá. Quem são esses visitantes? São as almas de Avraham, Isaac e Jacob (os três patriarcas judeus), de Moisés e de seu irmão Aaron, de José (filho de Jacob) e do Rei David.


O mês de Elul tem um grande significado histórico para o povo judeu. No primeiro dia de Elul, Moisés subiu o Monte Sinai para receber as tábuas dos Dez Mandamentos pela segunda vez. (Moisés havia quebrado as primeiras tábuas quando presenciou o pecado do bezerro de ouro.) Quarenta dias mais tarde, no dia de Yom Kipur, o Dia do Perdão, Moisés retornou ao povo, com as tábuas nas mãos, indicando que D’us havia perdoado os judeus pelo erro cometido.


Recomenda-se não beber café ou Coca-Cola nos dias antes de Yom Kipur. O café e muitos refrigerantes possuem cafeína. Pessoas que estão acostumadas a consumir cafeína em grandes quantidades podem sentir dores de cabeça devido à sua falta no Dia de Jejum.


Não é permitido se banhar em Yom Kipur. Não podemos nem mesmo imergir no mikvê, no banho ritual que ajuda a limpar a alma. A imersão no mikvê para homens é recomendada na tarde que antecede Yom Kipur.


“Al Chet”, traduzido como “pelos pecados”, é uma das mais importantes rezas de Yom Kipur. Mas na língua hebraica, “chet” não significa “pecado”; significa “errar o alvo”. Em outras palavras, não nos consideramos pecadores, mas sim, pessoas que precisam acertar o alvo em nossas vidas.


Em Rosh Hashaná, costuma-se fazer a chalá em feitio redondo, como um símbolo da continuidade da vida, já que o círculo não tem início nem fim. A chalá também não é "trançada", como habitualmente, indicando nossa esperança de que o novo ano transcorra tranqüilamente, sem grandes percalços. Há vários costumes pitorescos sobre as chalot feitas para o ano novo, entre os quais decorar os pães com "escadas" ou algo que aparente uns "degraus". Estes “ajudariam” nossas preces a chegar aos céus. Na Ucrânia, é costume fazer as chalot em forma de pássaros, simbolizando as asas da proteção Divina.


O mais importante mandamento religioso da festa de Rosh Hashaná é o de ouvir os toques do shofar. Mas em Yom Kipur, quantas vezes é tocado o shofar? Apenas uma – após a Neilá – a reza que conclui o Dia do Jejum.


Ouvir o shofar é o principal mandamento da festa de Rosh Hashaná. O shofar tem um formato curvado. De acordo com nossos Sábios, o formato do shofar simboliza um penitente que se curva perante D’us.