Morashá

Curiosidades


Sir Moses Montefiore (1784-1885) fundou uma bolsa de valores em Londres e serviu como xerife da cidade. Foi nesta época que ele recebeu o título de "Sir" pela monarquia inglesa. Posteriormente, Montefiore se aposentou e passou a se dedicar a ajudar judeus oprimidos pelo mundo afora.


CHABAD (Lubavitch), um dos maiores movimentos judaicos, é um acrônimo das palavras “Chochma” (Sabedoria), “Binah”(Compreensão) e “Daat” (Conhecimento). Este acrônimo simboliza a filosofia intelectual do movimento chassídico Chabad-Lubavitch.


Foi Bátia, filha do Faraó do Egito, que salvou e adotou Moisés quando ele era ainda um bebê. Qual foi sua recompensa por ter salvado a vida do maior profeta de todos os tempos? Quando os judeus foram libertados do Egito, ela saiu com eles, tendo se convertido ao judaísmo. Os místicos judeus ensinam que ela foi uma das poucas pessoas que subiu aos Céus sem ter falecido fisicamente.


El Al é o nome da companhia de aviação israelense. O nome El Al literalmente significa “para cima”, mas é freqüentemente traduzido como “em direção aos Céus”. A El Al foi fundada no ano de 1948 para transportar para Israel imigrantes judeus do Iraque e do Iêmen. Pouco tempo depois, a companhia já voava para Paris e Roma e, posteriormente, para Nova Iorque.


Os judeus que viviam sob domínio muçulmano adotaram costumes dos países onde viviam. Essa grande comunidade judaica foi originada na Babilônia (Iraque) e, posteriormente, emigrou para a Espanha, onde se estabeleceu. Na língua hebraica, a Espanha é chamada de “Sefarad”. Portanto, a cultura judaica que foi desenvolvida no mundo muçulmano é chamada de “Sefaradi”.


Emma Lazarus, filha de um judeu alemão, escreveu o poema que está inscrito na Estátua da Liberdade. Ela trabalhava para ajudar imigrantes em Nova Iorque e escrevia artigos defendendo a vinda de imigrantes judeus da Rússia para os Estados Unidos. Ela os chamava de “pioneiros do progresso”.


As tradições seguidas nos casamentos judaicos advêm das histórias bíblicas de nossos antepassados. O Livro de Gênese - o primeiro livro da Torá - revela que quando a matriarca Rebecca viu seu marido, Isaac, pela primeira vez, ela cobriu seu rosto com um véu. É deste episódio na história judaica que surgiu a tradição de cobrir o rosto da noiva antes da cerimônia de casamento. Em hebraico, este ritual é chamado de badeken – literalmente, o encobrimento.


Os tzares tratavam os judeus de forma tão abominável, que muitos destes foram líderes da Revolução Bolshevique de 1917. Os judeus da Rússia fundaram e participaram de muitas organizações socialistas. Um dos mais importantes conselheiros de Lênin era judeu. Porém, com o passar do tempo, os comunistas russos se voltaram contra os judeus, proibindo a prática do judaísmo e promovendo o antissemitismo.