Morashá

Curiosidades


No dia 6 de Tamuz, no ano de 1976 AEC, ocorreu o famoso e milagroso resgate de Entebbe. Um avião da Air France foi sequestrado por terroristas alemães e árabes. Os reféns judeus foram mantidos pelos terroristas no Aeroporto de Entebbe, na Uganda. Neste dia, eles foram resgatados por uma unidade de Comando Israelense. O único soldado israelense a falecer na operação foi o próprio comandante, Yoni Netanyahu, irmão mais velho do ex-primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.


Dia 3 do mês hebraico de Tamuz, é o aniversário de falecimento do Lubavitcher Rebe. Neste dia, dezenas de milhares de pessoas visitam seu túmulo, em Nova Iorque, para pedir bênçãos. Muitos que não podem viajar até Nova Iorque enviam cartas, por fax ou e-mail, com seus pedidos, para que elas sejam postas no túmulo do Rebe. Este costume de se pedir bênçãos de um Tzadik, especialmente no seu aniversário de falecimento, é um costume místico judaico mencionado várias vezes no Talmud, no Zohar e em outras importantes obras do judaísmo.


Os Manuscritos do Mar Morto são, em sua maioria, escritos em hebraico, mas alguns foram escritos em aramaico. Aramaico era a língua comum dos judeus na Terra de Israel durante o início do primeiro século da Era Comum. A descoberta dos Manuscritos contribuiu para um maior conhecimento de ambas as línguas.


Considerando sua população limitada, Israel é, relativamente, o país que mais absorve imigrantes. Pessoas de todo o mundo imigram para Israel em busca de democracia, de liberdade de religião e de oportunidades econômicas. Mais de meio século desde a fundação do Estado de Israel, 3 de cada 5 judeus morando no Estado Judeu nasceram em outros países.


Leon Trotski foi um judeu que abriu mão de seu judaísmo em favor da causa comunista. Afirmava que a solução para os problemas dos judeus era a assimilação. Com o passar do tempo, o regime comunista adotou essa política, proibindo aos judeus a prática de sua religião.


Numa época, Berlim, a capital da Alemanha, era a cidade europeia com o maior número de sinagogas. A organização “Kaiser Wilhelm Society for the Advancement of the Sciences” incluía muitos cientistas judeus; alguns deles – Albert Einstein, Richard Willstaetter e Fritz Haber -posteriormente ganharam o Prêmio Nobel. Mais de 20,000 judeus de Berlim lutaram pela Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial e muitos deles morreram pelo país.


Os judeus que viviam sob domínio muçulmano adotaram costumes dos países onde viviam. Essa grande comunidade judaica foi originada na Babilônia (Iraque) e, posteriormente, emigrou para a Espanha, onde se estabeleceu. Na língua hebraica, a Espanha é chamada de “Sefarad”. Portanto, a cultura judaica que foi desenvolvida no mundo muçulmano é chamada de “Sefaradi”.


Em 1664, a Grã-Bretanha tomou posse de New Amsterdam (Nova Amsterdã), mudando o nome desta para New York (Nova Iorque). Sob domínio inglês, os judeus de Nova Iorque receberam mais direitos civis. Em 1706, já haviam criado uma comunidade judaica, chamada de Shearit Israel.