Morashá

Curiosidades


Dia 7 de Adar, é a data de aniversário e de falecimento de Moshé Rabenu, Moisés, o maior profeta na história da humanidade. Moshé nasceu no Egito, no dia 7 de Adar, no ano de 2368 (1393 AEC). Ele faleceu aos 120 anos, em 7 de Adar, no ano de 2488 (1273 AEC).


A praga da escuridão no Egito ocorreu no primeiro dia do mês hebraico de Adar, no ano de 1313 AEC. Os egípcios foram punidos por não seguirem a ordem de D'us que os ordenou permitir que os judeus saíssem do país. A escuridão era tamanha que os egípcios nem conseguiam se mover; mas nos lares judaicos no Egito havia bastante luz.


Dia 4 de Adar, é o aniversário de falecimento do Rabi Leib Sarah (1730-1796), um dos alunos do Baal Shem Tov, o fundador do mestre chassídico. Rabi Leib Sarah é conhecido por ter passado a sua vida angariando fundos para resgatar judeus que haviam sido injustamente aprisionados pelas autoridades governamentais.


O Talmud afirma que “quando entra o mês de Adar, nós aumentamos em alegria”. O principal motivo disto é que foi no mês de Adar que ocorreram os eventos que celebramos em Purim. Nossos Sábios revelam que o mês de Adar é uma época de sorte para o povo judeu; por exemplo, se um judeu tiver um julgamento em um tribunal, ele deve tentar marcá-lo no mês de Adar.


Durante os anos de 1840-1880, a população judaica nos Estados Unidos cresceu de 14.000 para 200.000 habitantes. A maioria desses imigrantes judeus originou de países onde se falava alemão; muitos deles haviam sido líderes de revoltas fracassadas na Europa. Esses imigrantes judeus se estabeleceram em diferentes cidades dos Estados Unidos, formando grandes comunidades em Nova Iorque, Cleveland, New Orleans, Albany e Buffalo.


Inicialmente, o centro da comunidade judaica na Europa era a Alemanha, cujo nome na língua hebraica é “Ashkenaz”. Portanto, mesmo após os judeus terem sido espalhados pela Europa Oriental, eles continuaram a serem chamados de Ashkenazim.


Dia 25 do mês hebraico de Shevat, é o aniversário de falecimento de Rabi Israel Lipkin (1810-1883), conhecido como “Rabi Israel Salanter”. Este grande Sábio foi o fundador do movimento Mussar, que enfatiza a ética. O Rabi de Salanter ensinava que uma pessoa religiosa precisava, acima de tudo, se comportar de maneira exemplar, temer a D’us, e respeitar todas as outras pessoas.


24 de Shevat, no ano de 3410 (351 ACE), o profeta Zacarias profetizou a reconstrução da Moradia de D’us na Terra: o Templo Sagrado de Jerusalém. De fato, dois anos mais tarde, no dia 3 de Adar do ano de 3412 (349 ACE), foi erguido o Segundo Templo Sagrado de Jerusalém.