Morashá

Curiosidades


O Talmud afirma que “quando entra o mês de Adar, nós aumentamos em alegria”. O principal motivo disto é que foi no mês de Adar que ocorreram os eventos que celebramos em Purim. Nossos Sábios revelam que o mês de Adar é uma época de sorte para o povo judeu; por exemplo, se um judeu tiver um julgamento em um tribunal, ele deve tentar marcá-lo no mês de Adar.


A Torá compara o homem a uma árvore do campo. Nossos Sábios explicam: uma árvore é sustentada por suas raízes como um judeu que é sustentado por sua religião e tradições. Uma boa árvore é uma árvore frutífera; da mesma forma, um bom homem é aquele cheio de frutos – boas ações perante seus semelhantes e seu Criador.


Emma Lazarus, filha de um judeu alemão, escreveu o poema que está inscrito na Estátua da Liberdade. Ela trabalhava para ajudar imigrantes em Nova Iorque e escrevia artigos defendendo a vinda de imigrantes judeus da Rússia para os Estados Unidos. Ela os chamava de “pioneiros do progresso”.


Hoje é Purim Catan, “Pequeno Purim”. A festa de Purim é celebrada no dia 14 de Adar. Mas num ano bissexto, que tem dois meses de Adar, Purim é celebrado em Adar II. Não há nenhum costume ou lei especial que deve ser observada em Purim Catan, mas não se recita Tachanun (súplicas) e não se jejua. O Código de Lei Judaica cita uma opinião que Purim Catan é um dia em que os judeus devem se alegrar, mas isto não é uma obrigação religiosa.


No casamento judaico o rosto da noiva é coberto por um véu. Este costume vem desde o período dos patriarcas. Em Gênesis é contado que quando Rebeca viu pela primeira vez Isaac, ela se cobriu com um véu. A partir de então se tornou uma tradição a noiva cobrir seu rosto com um véu antes da cerimônia de casamento. Este ritual é chamado badeken - cobertura. Porém, como Jacob foi enganado e se casou com Leah acreditando que era Rachel - pois seu rosto estava coberto por um pesado véu - tornou-se um costume, para prevenir erros deste tipo, o noivo colocar o véu na noiva. Desta forma ele poderá ver o rosto de sua futura esposa e se certificar de que é a mulher que ele escolheu de fato.


A Torá ensina que todo mês contém um componente espiritual. Pessach é quando festejamos nossa liberdade física e espiritual; Shavuot é uma festa em que enfatizamos nossa dedicação à Torá; nos dois dias de Rosh Hashaná, todos os seres são julgados por D’us; Yom Kipur é o Dia do Perdão; e Purim é a festa de maior alegria para todo o povo judeu.


El Al é o nome da companhia de aviação israelense. O nome El Al literalmente significa “para cima”, mas é freqüentemente traduzido como “em direção aos Céus”. A El Al foi fundada no ano de 1948 para transportar para Israel imigrantes judeus do Iraque e do Iêmen. Pouco tempo depois, a companhia já voava para Paris e Roma e, posteriormente, para Nova Iorque.


Dia 7 de Adar, é a data de aniversário e de falecimento de Moshé Rabenu, Moisés, o maior profeta na história da humanidade. Moshé nasceu no Egito, no dia 7 de Adar, no ano de 2368 (1393 AEC). Ele faleceu aos 120 anos, em 7 de Adar, no ano de 2488 (1273 AEC).