Morashá

Curiosidades


Dia 10 de Iyar, é a data de falecimento de um dos nossos grandes Sábios – Rabi Isaac Alfasi. Conhecido pelo acrônimo “Rif”, o Rabi Alfasi foi um dos primeiros legisladores e comentaristas do Talmud. No ano de 1088, o Rif foi forçado a fugir de Fez, no Marrocos, e imigrou para a Espanha, onde se tornou rabino em Alusina (Lucena).


O patriarca Avraham faleceu aos 175 anos de idade; ele foi enterrado ao lado de sua esposa Sarah na cidade sagrada de Hevron. Seu filho Isaac, o segundo patriarca do povo judeu, também foi enterrado nesta cidade, ao lado de sua esposa Rebeca.


Golda Meir foi a primeira e única mulher a ocupar o maior cargo político do Estado de Israel. Antes de se eleger primeira-ministra, ela foi a embaixadora na União Soviética, ministra do Trabalho e ministra das Relações Exteriores do Estado Judeu.


Yom Haatzmaut é o Dia de Independência do Estado de Israel. No dia 5 de Iyar, Israel comemora 73 anos desde sua fundação.


Yom HaZikaron é o Dia da Recordação. Neste dia, Israel recorda e honra a memória dos soldados israelenses que, desde a fundação do Estado, sacrificaram suas vidas para defendê-lo.


Os Manuscritos do Mar Morto foram divididos em duas categorias: bíblicos e não-bíblicos. Fragmentos de todos os livros da Bíblia Hebraica foram encontrados, com exceção do livro de Esther. Entre os Manuscritos, foram encontradas 19 cópias do Livro de Isaías, 25 cópias do Livro de Deuteronômio e 30 cópias do Livro de Salmos.


O Primeiro Congresso Sionista não ocorreu em Israel, nem na Europa Oriental ou nos Estados Unidos. Foi na Basileia, Suíça, organizado por Theodor Herzl, considerado “pai do sionismo moderno”.


Em 1945, a Alemanha Oriental negou qualquer tipo de responsabilidade nacional pelo Holocausto e se recusou a oferecer reparações para sobreviventes judeus. Foi apenas em 1990 que a Alemanha Oriental admitiu culpa pelo Holocausto. Já a Alemanha Ocidental, a partir de 1951, concordou em compensar judeus pela perda de posses que eles sofreram durante a Segunda Guerra Mundial.