Morashá

Curiosidades


No primeiro dia de Shavuot ouve-se, em todas as sinagogas, a leitura dos Dez Mandamentos. É da maior importância que os pais participem junto com seus filhos.


Haifa é o maior porto do Estado de Israel, mas Jaffa é o mais velho, tendo servido como porto há mais de 4000 anos.


O patriarca Avraham faleceu aos 175 anos de idade; ele foi enterrado ao lado de sua esposa Sarah na cidade sagrada de Hevron. Seu filho Isaac, o segundo patriarca do povo judeu, também foi enterrado nesta cidade, ao lado de sua esposa Rebeca.


Yom Yerushalaim: o Dia de Jerusalém. Esta data festiva é o aniversário da reunificação de Jerusalém, a Cidade Sagrada, a capital eterna do povo judeu. No ano de 1967, Israel derrotou os exércitos árabes na Guerra dos Seis Dias e reunificou Jerusalém, que havia sido dividida e parcialmente ocupada pela Jordânia desde a Guerra de Independência israelense.


Dia 26 de Iyar, é o aniversário de falecimento de um de nossos maiores Sábios – o cabalista Rabi Moshe Chaim Luzzato, conhecido como Ramchal. Rabi Luzzato foi o autor de vários clássicos judaicos, inclusive Derech Hashem (O Caminho de D’us) e Mesilat Yesharim (O Caminho dos Justos). O Ramchal nasceu na Itália, mas emigrou para Israel, onde veio a falecer em 5506 (1746), aos 39 anos de idade. Há a tradição que ele foi enterrado em Tiberíades, perto do túmulo de Rabi Akiva.


Emma Lazarus, filha de um judeu alemão, escreveu o poema que está inscrito na Estátua da Liberdade. Ela trabalhava para ajudar imigrantes em Nova Iorque e escrevia artigos defendendo a vinda de imigrantes judeus da Rússia para os Estados Unidos. Ela os chamava de “pioneiros do progresso”.


O primeiro pogrom russo da modernidade ocorreu em 1871, em Odessa, e foi incitado por gregos e eslavos que odiavam os judeus. Os pogroms sancionados pelo governo russo começaram em 1881, quando Alexandre III assumiu o trono.


O termo "Cabalá" é uma palavra hebraica derivada do verbo "lekabel", que significa receber ou aceitar. O conhecimento da Cabalá foi adquirido primeiramente pelo patriarca Avraham e transmitido, de geração em geração, para os líderes espirituais do povo judeu.