Morashá

ARTE E CULTURA


Em Bezalel nasce a nova arte israelense

Em Bezalel nasce a nova arte israelense

“Então o Senhor disse a Moshé: ‘ Veja, Eu escolhi Bezalel, o filho de Uri, da tribo de Judá, e Eu o preenchi com o Espírito de D’us, com sabedoria, compreensão, conhecimento e todas as ferramentas humanas... para desenvolver todas  as modalidades de arte” (Êxodo 31: 1-5).

Edição 97 - Setembro de 2017

Argentina: Migração e colonização

Argentina: Migração e colonização

Desde que Theodor Herzl colocou, em “O Estado Judeu” (1896),  o dilema de estabelecer um Estado na Argentina ou em Eretz Israel, a terra de Jorge Luis Borges virou o centro das atenções. Nesse contexto, a obra de Alberto Guerchunoff, Los Gauchos Judíos (La Plata, 1910), desvenda a epopeia da colonização judaica em terras argentinas.

Edição 95 - Abril de 2017

Um Êxodo Judaico para uma Nova Terra

Um Êxodo Judaico para uma Nova Terra

Se é que se pode dizer que um evento de tal magnitude teve um lado positivo, a Inquisição o teve para os judeus da Espanha e Portugal: o fato de empurrá-los para as Américas, onde, de modo geral, encontraram tolerância e oportunidades que lhes tinham sido negadas na Europa.

Edição 94 - Dezembro de 2016

A arte de Issachar Ber Ryback

A arte de Issachar Ber Ryback

Pintor, artista gráfico e escultor, Ryback, nascido na Ucrânia no final do século 19, foi um dos nomes mais importantes da arte judaica da avant-garde russa. Nas palavras do poeta francês Edouard Roditi, “Ryback pode ser reconhecido como um artista cuja genialidade pode ser comparada apenas com a de Marc Chagall”. O pintor jamais esqueceu suas origens - os temas judaicos, os personagens e as cenas do cotidiano do shtetl eram uma constante em suas obras.

Edição 93 - Setembro de 2016

Romance gráfico em quadrinhos

Romance gráfico em quadrinhos

Na Holanda sob ocupação nazista, escondido num sótão por mais de dois anos, Emmanuel, um jovem judeu, criou as aventuras do detetive Dompie Stompie, uma graphic novel, romance gráfico em quadrinhos, para se comunicar com  sua futura esposa, Hetty, que estava num esconderijo a poucos quilômetros de distância.

Edição 93 - Setembro de 2016

Jozef Israëls, o "Rembrandt do Século 19"

Jozef Israëls, o "Rembrandt do Século 19"

Um dos principais expoentes da Escola de Haia, Jozef Israëls, judeu holandês, é considerado o mais importante pintor da Holanda da segunda metade do século 19. Ao longo de toda sua vida, pintou inúmeras e fascinantes telas retratando temas judaicos, exercendo considerável influência sobre a geração posterior de artistas judeus.

Edição 92 - Julho de 2016