Morashá

ARQUEOLOGIA

Descoberta arqueológica remete ao Tanach

Descoberta arqueológica remete ao Tanach

Pela primeira vez na história, arqueólogos encontraram uma inscrição que data do período dos Juízes da época bíblica. Em escavações realizadas no sopé das montanhas da Judeia, no sul de Israel, foram encontrados fragmentos de um recipiente com tampa que data de cerca de 1.100 A.E.C., ou seja, há cerca de 3.100 anos. Acredita-se que contenha inscrições com o nome “Jerubaal”, usado para se referir a um de nossos juízes, Gideon ben Yoash. TRATA-SE DA primeira vez em que um nome citado no livro dos Juízes – um dos livros dos Profetas – é encontrado em um artefato arqueológico.

Edição 112 - Setembro de 2021

ANTISSEMITISMO

StandWithUs: Duas décadas em Prol de Israel

StandWithUs: Duas décadas em Prol de Israel

Em 21 de maio de 2001, em Los Angeles, o casal Roz e Jerry Rothstein reuniu-se com Esther Renzer e um pequeno grupo de lideranças judaicas locais para discutir formas de combater o antissemitismo enfrentado por jovens judeus universitários.

Edição 112 - Setembro de 2021

ISRAEL HOJE

Itzhak Herzog, novo presidente de Israel

Itzhak Herzog, novo presidente de Israel

O décimo-primeiro presidente da história de Israel, ITZHAK Herzog, iniciou seu mandato em julho com claras intenções: contribuir para amenizar a polarização política dos últimos anos, estimular diálogos entre setores da sociedade israelense e fortalecer pontes com as comunidades da diáspora.

Edição 112 - Setembro de 2021

VOCÊ SABIA?

O que é Chabad?

CHABAD (Lubavitch), um dos maiores movimentos judaicos, é um acrônimo das palavras “Chochma” (Sabedoria), “Binah”(Compreensão) e “Daat” (Conhecimento). Este acrônimo simboliza a filosofia intelectual do movimento chassídico Chabad-Lubavitch.

Veja mais...

CURIOSIDADES

Sucot, chamada de Zman Simchatenu (a Época de nossa Alegria), é também denominada de Chag Ha’Asif – a Festa da Colheita, pois, em Israel, esta é a época da colheita anual. Em Sucot, o povo judeu agradece a D’us pela abundância e pelo sustento.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

18/09/1880

O Marrocos concede liberdade religiosa aos judeus do país.

18/09/1943

Hitler ordena que os judeus da Dinamarca sejam deportados. Mas a maioria da população dinamarquesa protegeu os judeus do país, impedindo que eles fossem capturados e deportados para os campos de extermínio.

Veja mais...

BRASIL

Hospital Israelita Albert Einstein completa 50 anos de protagonismo na medicina

Hospital Israelita Albert Einstein completa 50 anos de protagonismo na medicina

Veja mais...