Morashá

ISRAEL HOJE

Israel e o fim da era Merkel

Israel e o fim da era Merkel

Angela Merkel aterrissou em Israel em outubro, em sua oitava e última visita ao país como primeira-ministra. Tratava-se de uma despedida diplomática, pois ela, uma das principais aliadas do Estado judeu no cenário internacional, optou pela aposentadoria política após 16 anos no comando do governo alemão.

Edição 113 - Dezembro de 2021

HOLOCAUSTO

A história secreta do povoado holandês que salvou judeus

A história secreta do povoado holandês que salvou judeus

O pequeno vilarejo holandês de Nieuwlande foi palco de um dos principais resgates coletivos de judeus, durante o Holocausto. Ao longo da 2ª Guerra Mundial, a população local decidiu que cada lar esconderia uma família judia ou pelo menos um judeu. Esta história extraordinária, no entanto, ainda é pouco conhecida, inclusive na própria Holanda. Durante a guerra, o silêncio era essencial, mas, atualmente, é importante que esta história seja contada e recontada.

Edição 113 - Dezembro de 2021

COMUNIDADES DA DIÁSPORA

Judeus na moda e nos negócios do Rio Imperial

Judeus na moda e nos negócios do Rio Imperial

No próximo ano de 2022 iremos comemorar o bicentenário da proclamação da independência do Brasil, então colônia de Portugal, ocorrida em 7 de setembro de 1822. Este processo é distinto daquele vivenciado pelas demais colônias da América, porque aqui a Família Real Portuguesa ficou instalada de 1808 a 1820, dificultando a alteração do status político de colônia para nação independente. Nessa época, a rainha de Portugal era D. Maria, e D. João VI, o príncipe regente, a quem coube a decisão de trazer a família e a Corte portuguesa para a colônia.

Edição 113 - Dezembro de 2021

VOCÊ SABIA?

O que é Chabad?

CHABAD (Lubavitch), um dos maiores movimentos judaicos, é um acrônimo das palavras “Chochma” (Sabedoria), “Binah”(Compreensão) e “Daat” (Conhecimento). Este acrônimo simboliza a filosofia intelectual do movimento chassídico Chabad-Lubavitch.

Veja mais...

CURIOSIDADES

Ao final da década de 1960, havia 29 sinagogas na Índia, a maioria delas em Bombaim. Hoje o número de sinagogas no país caiu para 18. A sinagoga Paradesi (“estrangeiros”), localizada na cidade de Cochin, é uma importante atração turística da Índia.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

23/01/1950

O Knesset, o Parlamento israelense, aprova uma resolução que proclama Jerusalém como capital do Estado de Israel.

23/01/1639

Auto da Fé em Lima, Peru: mais de 80 Novos Cristãos são queimados na fornalha, inclusive Francisco Maldonna de Silva (Elia Nazareno), após a Inquisição ter descoberto que eles continuavam a praticar o judaísmo. De Silva permaneceu 12 anos preso. Ele teve a oportunidade de fugir da cadeia, mas decidiu permanecer e tentar convencer os outros presos a acreditarem no judaísmo.

Veja mais...

BRASIL

Hospital Israelita Albert Einstein completa 50 anos de protagonismo na medicina

Hospital Israelita Albert Einstein completa 50 anos de protagonismo na medicina

Veja mais...