Morashá

ARQUEOLOGIA

Descoberta arqueológica remete ao Tanach

Descoberta arqueológica remete ao Tanach

Pela primeira vez na história, arqueólogos encontraram uma inscrição que data do período dos Juízes da época bíblica. Em escavações realizadas no sopé das montanhas da Judeia, no sul de Israel, foram encontrados fragmentos de um recipiente com tampa que data de cerca de 1.100 A.E.C., ou seja, há cerca de 3.100 anos. Acredita-se que contenha inscrições com o nome “Jerubaal”, usado para se referir a um de nossos juízes, Gideon ben Yoash. TRATA-SE DA primeira vez em que um nome citado no livro dos Juízes – um dos livros dos Profetas – é encontrado em um artefato arqueológico.

Edição 112 - Setembro de 2021

ANTISSEMITISMO

StandWithUs: Duas décadas em Prol de Israel

StandWithUs: Duas décadas em Prol de Israel

Em 21 de maio de 2001, em Los Angeles, o casal Roz e Jerry Rothstein reuniu-se com Esther Renzer e um pequeno grupo de lideranças judaicas locais para discutir formas de combater o antissemitismo enfrentado por jovens judeus universitários.

Edição 112 - Setembro de 2021

ISRAEL HOJE

Itzhak Herzog, novo presidente de Israel

Itzhak Herzog, novo presidente de Israel

O décimo-primeiro presidente da história de Israel, ITZHAK Herzog, iniciou seu mandato em julho com claras intenções: contribuir para amenizar a polarização política dos últimos anos, estimular diálogos entre setores da sociedade israelense e fortalecer pontes com as comunidades da diáspora.

Edição 112 - Setembro de 2021

VOCÊ SABIA?

O que foi a Declaração Balfour?

A Declaração Balfour foi uma carta preparada em março de 1916 e publicada em novembro de 1917, durante a Primeira Guerra Mundial, por Arthur James Balfour, um estadista inglês. A Declaração Balfour declarou que a Inglaterra apoiava um lar nacional judeu na Palestina. Devido à Declaração Balfour, muitos judeus passaram a acreditar que o sonho do estabelecimento de um estado judeu de Theodore Herzl se tornaria uma realidade. A Declaração Balfour foi considerada um documento de legitimidade internacional.

Veja mais...

CURIOSIDADES

Em 1945, a Alemanha Oriental negou qualquer tipo de responsabilidade nacional pelo Holocausto e se recusou a oferecer reparações para sobreviventes judeus. Foi apenas em 1990 que a Alemanha Oriental admitiu culpa pelo Holocausto. Já a Alemanha Ocidental, a partir de 1951, concordou em compensar judeus pela perda de posses que eles sofreram durante a Segunda Guerra Mundial.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

20/10/1986

Em Israel, Yitzhak Shamir, líder do partido de centro-direita israelense, o Likud, se torna primeiro-ministro.

20/10/1930

A Grã-Bretanha passa a “Carta Branca” que restringe a imigração de judeus para a Terra de Israel. Devido à “Carta Branca”, muitos judeus que fugiam da Europa não conseguiram imigrar para Israel e foram mortos no Holocausto.

Veja mais...

BRASIL

Hospital Israelita Albert Einstein completa 50 anos de protagonismo na medicina

Hospital Israelita Albert Einstein completa 50 anos de protagonismo na medicina

Veja mais...