Morashá

PERSONALIDADES

Shlomo Hillel, o espião que  libertou os judeus do Iraque

Shlomo Hillel, o espião que libertou os judeus do Iraque

Shlomo Hillel foi um agente do Mossad, o serviço secreto israelense. Nascido em Bagdá, trabalhou como espião no final da década de 1940 e no início dos anos 1950. Executou inúmeras operações secretas e, sob vários disfarces e se valendo de subornos, vistos falsos e uma hábil rede de contrabandistas, conseguiu resgatar os judeus do Iraque. Ao todo, foi responsável pela Aliá de mais de 120 mil judeus iraquianos, salvando uma antiga comunidade dos horrores que se seguiram.

Edição 115 - Junho de 2022

ANTISSEMITISMO

Shakespeare e os judeus

Shakespeare e os judeus

Esta incursão numa polêmica que atravessa séculos poderia ser intitulada “Shakespeare e um judeu”, sendo este judeu o personagem Shylock na peça “O Mercador de Veneza”. Estudiosos apontam nesta obra uma nítida postura antissemita, enquanto há quem tenha uma visão mais indulgente sobre o dito judeu. Embora assinalada como comédia, a peça tem um desfecho desonroso para Shylock e sua fé.

Edição 115 - Junho de 2022

ISRAEL HOJE

Israel - uma  democracia pujante

Israel - uma democracia pujante

Aos 74 anos Israel pode orgulhar-se de sua trajetória. Única democracia em uma região mergulhada nas trevas, é considerada “uma luz entre as nações” e um modelo para aqueles que almejam a liberdade e a prosperidade.

Edição 115 - Junho de 2022

VOCÊ SABIA?

Dia 20 de Av - Aniversário de falecimento de Rabi Levi Yitschak Schneerson (1944)

Dia 20 de Av, é o aniversário de falecimento de Rabi Levi Yitschak Schneerson, o pai do Rebe de Lubavitch. Rabi Levi Yitschak Schneerson foi um Tzadik – um homem justo -, um grande rabino e cabalista. Nascido em 1878, ele foi Rabino Chefe de Yekaterinoslav (atual Dnepropetrovesk). Ele dedicou sua vida a preservar e transmitir o judaísmo na ex-União Soviética. Como punição por seu heroísmo em lutar por nosso povo e religião, ele foi exilado pelo regime comunista soviético. Ele foi preso no Casaquistão, onde veio a falecer em 1944. Seu filho, Rabi Menachem Mendel Schneerson, foi o líder espiritual de nossa geração. Conhecido por judeus e não-judeus simplesmente como “o Rebe”, Rabi Menachem Mendel Schneerson foi sétimo e último Rebe da dinastia Chabad-Lubavitch.

Veja mais...

CURIOSIDADES

Dia 20 de Av, no ano de 1558 da Era Comum, foi publicada a primeira edição do Zohar, a obra fundamental da Cabalá. O Zohar foi escrito por Rabi Shimon Bar Yochai, um dos nossos maiores Sábios e aluno de Rabi Akiva. Durante séculos, a obra não foi publicada ou divulgada, pois contém ensinamentos místicos que só deveriam ser ensinados para pessoas devotas que possuíam um profundo conhecimento do judaísmo. O Morashá.com contém artigos sobre o Zohar e sobre Rabi Shimon Bar Yochai.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

17/08/1987

Rudolf Hess, um dos principais líderes nazistas, é encontrado enforcado no presídio de Spandau em Berlim. Acredita-se que ele tenha cometido suicídio. Preso em 1966, Hess foi um dos homens de confiança de Adolf Hitler.

17/08/1592

O Papa proíbe que judeus admitam cristãos dentro de sinagogas.

Veja mais...

BRASIL

Comunidade Judaica do Porto acusa agentes do Estado português de antissemitismo

Resumo:

Veja mais...