Morashá

PERSONALIDADES

O "Gabinete judaico" do Presidente Biden

O "Gabinete judaico" do Presidente Biden

Muitos se perguntam como será o novo Presidente dos Estados Unidos e quais os seus vínculos com a comunidade judaica americana e com Israel. Vejamos, pois, algumas de suas principais escolhas: O Chefe de Gabinete, Secretário de Estado, Secretário de Segurança Interna, Secretário do Tesouro e seu Procurador Geral (equivalente ao nosso Ministro da Justiça) estão entre os membros judeus do gabinete de Governo do Presidente Biden.

Edição 110 - Março de 2021

HOLOCAUSTO

Médicos nazistas, indignos de homenagens

Médicos nazistas, indignos de homenagens

Não obstante os persistentes esforços da Sociedade de Medicina Interna Alemã (SAMI) para evitar que as atrocidades médicas realizadas no Terceiro Reich se tornassem públicas, as aberrações médicas ocorridas nesse período acabaram por vir à tona, levando à reconsideração de títulos honoríficos concedidos a médicos que praticaram atrocidades durante o nazismo.

Edição 110 - Março de 2021

VARIEDADES

Turquia e a diplomacia neo-otomana de Erdogan

Turquia e a diplomacia neo-otomana de Erdogan

O presidente turco, Recep Tayyp Erdogan, em quase 20 anos de poder e dono de uma agenda nacionalista e populista, transformou o país de um aliado de Israel e de países ocidentais, nos anos 1990, em um desestabilizador do Oriente Médio e de regiões próximas, com apoio a grupos terroristas e intervenções militares fora de suas fronteiras.

Edição 110 - Março de 2021

VOCÊ SABIA?

Dias 12 e 13 de Tamuz:

No dia 12 de Tamuz, no ano 1927 ACE, o sexto Rebe de Lubavitch, Rabi Yosef Yitzhak Schneerson, foi oficialmente libertado de uma cadeia russa. Vinte e sete dias antes de sua libertação, ele havia sido preso e condenado à morte por promover o judaísmo na União Soviética. Após sofrer pressão internacional, o governo soviético mudou sua sentença e decidiu exilar o sexto Rebe em Kastroma, no interior da Rússia. Milagrosamente, no dia 12 de Tamuz – na data seu aniversário – ele foi libertado. Rabi Yosef Yitzhak saiu da cadeia no dia 13 de Tamuz, e, portanto, os dias 12 e 13 de Tamuz são considerados “a festa da libertação” pela comunidade Chabad-Lubavitch.

Veja mais...

CURIOSIDADES

Dia 12 de Tamuz, é a data de aniversário do sexto Lubavitcher Rebe, Rabi Yosef Yitzhak Schneerson. O sexto Rebe foi o mestre e sogro do Rebe de nossa geração, Rabi Menachem Mendel Schneerson. Foi o sexto Rebe que iniciou a missão de enviar emissários pelo mundo para ajudar judeus, material e espiritualmente, e para trazê-los mais perto de D’us e da Torá.

Veja mais...

HOJE NA HISTÓRIA

22/06/1978

Neonazistas suspendem uma marcha que ocorreria no centro da comunidade judaica de Skokie, no estado norte-americano de Illinois.

22/06/1559

O bairro judeu em Praga é incendiado e saqueado.

Veja mais...

BRASIL

Vem aí o espetáculo com Myrian Rios

Veja mais...