Morashá

Curiosidades


Quando os bebês começam a se alimentar com comidas sólidas o leite materno é considerado parve. Isto significa que lhes é permitido ingerir o leite materno após terem comido algum alimento à base de carne. Uma explicação é que o leite materno é considerado um alimento puro e sagrado, não sendo classificado na mesma categoria do leite animal.


O primeiro pogrom russo da modernidade ocorreu em 1871, em Odessa, e foi incitado por gregos e eslavos que odiavam os judeus. Os pogroms sancionados pelo governo russo começaram em 1881, quando Alexandre III assumiu o trono.


Dermatologistas descobriram que algumas substâncias químicas encontradas no Mar Morto são benéficas para o tratamento de pele. Vários hotéis e spas foram fundados em Israel, em proximidade ao Mar Morto, para turistas que procuram tratamento de pele. A composição das águas do Mar Morto é tão concentrada que é impossível se afundar por completo nelas.


A partir do segundo dia de Pessach, iniciamos a contagem do Omer. Mas o que é o Omer? É uma unidade de medida. Na antiga Israel, os judeus levavam um omer de cevada como oferenda no Templo Sagrado de Jerusalém.


Dia 18 de Iyar é Lag B’Omer – uma das datas mais festivas no calendário judaico. Nas semanas entre Pessach e Shavuot, 24.000 alunos de Rabi Akiva faleceram. A peste que matou os alunos de Rabi Akiva cessou no dia 18 de Iyar – o 33o dia da Contagem do Omer – Lag B’Omer.


Dia 15 de Iyar, é a data na qual começou a cair o maná – a comida dos Céus – que serviu de alimento para o povo judeu durante os 40 anos que viveram no deserto do Sinai. O maná começou a cair exatamente um mês após o Êxodo do Egito, no ano de 2448 (1313 AEC).


Dia 14 do mês hebraico de Iyar é Pessach Sheni – o Segundo Pessach. Nesta data, há o costume de se comer Matsá. (A proibição de se comer chamêts durante os oito dias de Pessach não se aplica ao dia de Pessach Sheni).


O termo "Cabalá" é uma palavra hebraica derivada do verbo "lekabel", que significa receber ou aceitar. O conhecimento da Cabalá foi adquirido primeiramente pelo patriarca Avraham e transmitido, de geração em geração, para os líderes espirituais do povo judeu.