16/05 a 18/05/2021
5 de Sivan a
7 de Sivan, 5781
Ao anoitecer - 16/05
A festa de Shavuot, comemorada na Diáspora no sexto e sétimo dia do mês hebraico de Sivan, é a data na qual celebramos Matan Torá – a Entrega da Torá. É importante notar, contudo, que a transmissão da Torá não ocorreu em um único dia – mas sim, o Todo Poderoso a transmitiu a Moshé, que a ensinou ao Povo Judeu durante os 40 anos de sua permanência no Deserto do Sinai.
saiba maisO ápice e propósito da libertação do Povo Judeu de sua escravidão no Egito ocorreu 50 dias após o Êxodo. As 10 Pragas que se abateram sobre esse país, a abertura do Mar de Juncos e o início da jornada através do deserto, a caminho da Terra de Israel, foram o prelúdio da Revelação Divina no Monte Sinai e da Entrega da Torá, que são os eventos que celebramos na festa de Shavuot.
A festa de Shavuot, celebrada na Diáspora no 6o e 7o dias do mês judaico de Sivan, é o aniversário da Revelação Divina no Monte Sinai, que ocorreu 50 dias após o Êxodo do Egito. Pela primeira e única vez na História, D’us Se revelou publicamente – a todo o Povo Judeu, 600.000 homens e seus familiares – e proclamou os Asseret HaDibrot (Dez Pronunciamentos), comumente chamados de Dez Mandamentos.