Morashá

Pessach

Seder de Pessach celebra o nascimento de nosso povo enquanto nação. No Egito, éramos uma família – filhos de Avraham, Itzhak e Yaakov. Quando nos postamos no Monte Sinai, 50 dias após o Êxodo, tornamo-nos uma nação singular – um povo escolhido por D’us. 

Judeus não podem comer ou possuir chametz durante Pessach.


A Mesa do Seder

A Mesa do Seder

A noite do Seder de Pessach é permeada por uma aura de santidade e da memória coletiva dos Filhos de Israel. Trata-se de um ritual realizado geração após geração. O formato básico dessa noite, que marca o início da festa de Pessach, é uma reunião de família, ou de várias famílias e amigos próximos, para contar a história antiga do Povo Judeu.

Edição 79 - Março de 2013


As Três Festas e a União do Povo Judeu

As Três Festas e a União do Povo Judeu

As três principais festas judaicas que constam na Torá, além de Rosh Hashaná e Yom Kipur, são Pessach, Shavuot e Sucot. Conhecidas como os “Shalosh Regalim”, essas festas estão relacionadas ao Êxodo do Egito e comemoram os principais eventos na História Judaica.

Edição 75 - Abril de 2012


Três níveis de percepção do Divino

Três níveis de percepção do Divino

A Hagadá de Pessach, recitada durante o Seder, conta a história de como o povo judeu, que começou como uma família de 70 pessoas, se tornou uma grande nação - o Povo escolhido por D-us para receber Sua Torá.

Edição 67 - Março de 2010


Pessach na visão astral judaica

Pessach na visão astral judaica

O Sefer Yetzirá, Livro da Formação, considerado o mais antigo livro da Cabalá, tem sua autoria atribuída ao nosso primeiro patriarca, Avraham Avinu. Essa obra revela os segredos da Criação e, entre outros ensinamentos místicos, o mistério da Astrologia segundo o judaísmo.

Edição 67 - Março de 2010


Da Escravidão à Liberdade

Da Escravidão à Liberdade

O Seder de Pessach é uma cerimônia religiosa e mística que celebra a libertação do povo judeu da escravidão egípcia.

Edição 64 - Abril de 2009


Costumes e Tradições de Pessach

Costumes e Tradições de Pessach

Os preparativos de Pessach começam bem antes da noite do Seder. Enquanto suas leis são mandamentos bíblicos e, portanto, permanecem inalterados desde a saída dos judeus do Egito, as várias comunidades judaicas espalhadas pelo mundo desenvolveram, no decorrer dos séculos, diferentes hábitos e costumes para preparar a celebração. Hoje, mesmo vivendo em outros países, muitas dessas tradições continuam a ser seguidas.

Edição 56 - Abril de 2007