Morashá

HISTÓRIA DE ISRAEL


YONI, UM HERÓI IDEALISTA

YONI, UM HERÓI IDEALISTA

Vinte e cinco anos após sua morte à frente da força-tarefa que resgatou os reféns em Entebe, Yonatan Netanyahu ainda é considerado um herói em Israel.

Edição 34 - Setembro de 2001

RESGATE EM ENTEBE

RESGATE EM ENTEBE

fantástica missão de resgate dos reféns israelenses e de judeus de diferentes nacionalidades, em Uganda, surpreendeu o mundo e provou que até o impossível pode ser feito no combate ao terrorismo.

Edição 34 - Setembro de 2001

MASSADA

MASSADA

A fortaleza de Massada foi o último foco de resistência contra os romanos e caiu em 73 E.C., três anos após Jerusalém. Desde o início do século XX, Massada é considerada um símbolo do heroísmo nacional judaico, exercendo um forte apelo à liberdade e à independência de Israel.

Edição 32 - Abril de 2001

A CIDADE DE TIBERÍADES

A CIDADE DE TIBERÍADES

Capital da Galiléia – centro espiritual importante desde a queda de Jerusalém e a destruição do Segundo Templo – sede do Sanhedrin. Nela viveram os grandes mestres que redigiram o Talmud Yerushalmi e a Guemará.


A LENDA DOS LAMED HÊ

A LENDA DOS LAMED HÊ

A criação do Estado de Israel exigiu muitos sacrifícios de jovens que, motivados por uma causa, enfrentaram obstáculos constantes e deram suas vidas ao altar da pátria.


SAFED, A CIDADE SAGRADA

SAFED, A CIDADE SAGRADA

Berço da Cabala e do misticismo, é centro artístico e síntese harmoniosa entre passado e presente. Afastada dos principais centros turísticos de Israel, Jerusalém e Tel Aviv, Safed tem uma importância histórica fundamental no judaísmo.