Morashá

HISTÓRIA DE ISRAEL


Jerusalém: a capital eterna do povo judeu

Jerusalém: a capital eterna do povo judeu

‘Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, que perca a minha destra a sua destreza! Que se cole a minha língua ao palato, se não me lembrar sempre de ti e não mantiver a tua lembrança acima de minha maior alegria!’ (Salmo 137)

Edição 49 - Junho de 2005

Os tesouros de Beit She'an

Os tesouros de Beit She'an

"Se o jardim do Éden está localizado na Terra de Israel, seus portais estão em Beit She'an". Estas palavras, pronunciadas pelo rabino e sábio Simeon Ben-Lakish no século III da Era Comum, procuram resumir a beleza da cidade instalada em uma das regiões mais estratégicas e férteis de Israel antigo, entre o Lago Kineret e o Rio Jordão - o Vale de Jezreel.

Edição 48 - Abril de 2005

TIBERÍADES

TIBERÍADES

Às margens das águas azuis e cristalinas do lago Kineret, na Galiléia, floresce uma das quatro cidades sagradas do judaísmo - Tiberíades. Fundada em meados do ano 18 da era comum por Herodes Antipas, em homenagem ao imperador romano Tibério. juntamente com Jerusalém, Hebron e Safed, é um dos principais locais de peregrinação judaica, chamados de ir hacodesh.

Edição 45 - Junho de 2004

O DIA EM QUE ISRAEL NASCEU

O DIA EM QUE ISRAEL NASCEU

No dia 18 de fevereiro de 1947, o gordo e macilento Ernest Bevin, ministro das relações exteriores do Reino Unido, num tom de voz que aliava resignação e indignação, declarou à Câmara dos Comuns: "Chegamos à conclusão de que o único caminho viável é

Edição 44 - Março de 2004

A COMISSÃO AGRANAT

A COMISSÃO AGRANAT

A Comissão Agranat foi estabelecida em novembro de 1973, por determinação governamental, para investigar os acontecimentos que antecederam a Guerra de Yom Kipur e a falta de preparo do país diante de um conflito eminente com seus vizinhos árabes.

Edição 42 - Setembro de 2003

A GUERRA DE YOM KIPUR

A GUERRA DE YOM KIPUR

Outubro de 1973. Enquanto Israel se preparava para a celebração de Yom Kipur, o dia mais sagrado do calendário judaico, a Síria e o Egito se preparavam para a guerra.

Edição 42 - Setembro de 2003