Morashá

CRÔNICAS E CONTOS


TUDO PELOS MEUS FILHOS

TUDO PELOS MEUS FILHOS

Primeiro vieram os tiros, depois os gritos estridentes e, finalmente, o silêncio da morte. Mais tarde, entre cochichos na barraca das mulheres, descobriu-se que se tratava de uma tentativa de fuga de alguns prisioneiros do campo.

Edição 33 - Junho de 2001

A ROSA DO GUETO

A ROSA DO GUETO

“Esta é a história de uma rosa que um tirano condenou a morrer por mil anos. Os tiranos passam, as rosas ficam. Mas é preciso repetir a história por mil anos, para que as rosas não passem e os tiranos não fiquem”

Edição 33 - Junho de 2001

O PRATO DE YAKOVLEV

O PRATO DE YAKOVLEV

No final do século XVIII, Yakovlev, um dos melhores ourives da Europa Oriental, vivia em Cracow. Especializado em trabalhar a prata, produzia verdadeiras obras de arte. Suas peças eram inconfundíveis e tão apreciadas, que ainda que o dia tivesse 48 horas, mesmo assim ele não conseguiria produzir o suficiente para satisfazer todos os pedidos que recebia.

Edição 32 - Abril de 2001

DIA APÓS DIA

DIA APÓS DIA

Há muitos anos, na Pérsia, havia um rei chamado Abbas. Era conhecido como um homem honesto e justo. Toda noite ele vagava pelas ruas da cidade, disfarçado, para assim conhecer melhor os seus súditos.

Edição 31 - Dezembro de 2000

NOTÁVEIS COINCIDÊNCIAS

NOTÁVEIS COINCIDÊNCIAS

Notáveis coincidências sobre o calor humano e devoção.

Edição 29 - Junho de 2000

AMIGO DO RABINO

AMIGO DO RABINO

Esta é uma história que deve ser somada ao vasto repertório da vida cultural judaica, tão rica de casos e crônicas que vieram somando-se através dos anos, para se constituírem em uma vasta fonte de informações de outras eras.

Edição 29 - Junho de 2000