Morashá

LEIS, COSTUMES E TRADIÇÕES


A oração da Amidá, Shemonê Esrê

A oração da Amidá, Shemonê Esrê

O Talmud se refere ao Shemonê Esrê simplesmente como Tefilá – oração – por ser o ponto alto de todas as orações. Trata-se do veículo através do qual formulamos nossas necessidades individuais e coletivas e oramos a D’us para que as realize.


A Autoria da Torá

A Autoria da Torá

Um dos princípios fundamentais do judaísmo é que a Torá não foi escrita por Moshé nem por qualquer outro homem, e sim, pelo próprio Criador.

Edição 75 - Abril de 2012

O Templo de Jerusalém

O Templo de Jerusalém

O mundo é como o globo ocular humano: a pupila é Jerusalém e a imagem da menina do olho é o Templo Sagrado

Edição 68 - Junho de 2010

Bircat Hachamá - A Bênção do Sol

Bircat Hachamá - A Bênção do Sol

De acordo com o Talmud (Tratado Berachot, pg. 59b), a cada 28 anos o sol completa um ciclo e volta ao lugar que ocupava quando foi criado por D-us, no quarto dia da Criação. Esse fenômeno ocorrerá neste ano, numa quarta-feira, no dia 8 de abril.

Edição 64 - Abril de 2009

A Bênção do Sol

A Bênção do Sol

A cada 28 anos, período de duração do ciclo solar, os judeus recitam uma bênção especial - Bircat Ha'Chamá, a Bênção do Sol. A próxima vez em que será realizada cairá no dia 8 de abril de 2009.

Edição 63 - Dezembro de 2008

O dia mais feliz do ano

O dia mais feliz do ano

Ensina a Mishná que o dia 15 de Av foi dedicado a firmar shiduchim - uniões matrimoniais. na época do Grande Templo, era nessa data que as filhas de Jerusalém iam dançar nos vinhedos e os moços solteiros lá iam para encontrar uma noiva.

Edição 61 - Julho de 2008