Morashá

Curiosidades


Emma Lazarus, filha de um judeu alemão, escreveu o poema que está inscrito na Estátua da Liberdade. Ela trabalhava para ajudar imigrantes em Nova Iorque e escrevia artigos defendendo a vinda de imigrantes judeus da Rússia para os Estados Unidos. Ela os chamava de “pioneiros do progresso”.


Os doze filhos do patriarca Jacob foram os pais das doze tribos de Israel. É interessante que o horóscopo e a astrologia são baseadas nos atributos e qualidades de cada um desses doze filhos. Jacob teve filhos com suas quatro esposas: Leah, Rachel, Bilah e Zilpah. Os filhos de Leah foram Reuven, Shimon, Levi, Yehudah, Issachar e Zebulun; os filhos de Rachel foram Yosef e Biniamin; os filhos de Bilah foram Dan e Naftali; e os filhos de Zilpah foram Gad e Asher.


Numa época, Berlim, a capital da Alemanha, era a cidade europeia com o maior número de sinagogas. A organização “Kaiser Wilhelm Society for the Advancement of the Sciences” incluía muitos cientistas judeus; alguns deles – Albert Einstein, Richard Willstaetter e Fritz Haber -posteriormente ganharam o Prêmio Nobel. Mais de 20,000 judeus de Berlim lutaram pela Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial e muitos deles morreram pelo país.


A Torá compara o homem a uma árvore do campo. Nossos Sábios explicam: uma árvore é sustentada por suas raízes como um judeu que é sustentado por sua religião e tradições. Uma boa árvore é uma árvore frutífera; da mesma forma, um bom homem é aquele cheio de frutos – boas ações perante seus semelhantes e seu Criador.


A Rainha Esther, a heroína da festa de Purim, tinha um outro nome: Hadassah. Este nome é frequentemente adotado por hospitais e organizações judaicas, principalmente quando lideradas por mulheres. Entre todas as mulheres do Império Persa a mais bonita era Esther, uma judia.


Portugal "descobriu" e ocupou o Brasil no ano de 1500. Já em 1502 havia vários cristãos-novos que possuíam plantações de cana-de-açúcar no Brasil. Alguns deles praticavam o judaísmo, mas apenas secretamente, pois temiam que Portugal, que era um país católico, trouxesse a Inquisição ao Brasil.


O primeiro pogrom russo da modernidade ocorreu em 1871, em Odessa, e foi incitado por gregos e eslavos que odiavam os judeus. Os pogroms sancionados pelo governo russo começaram em 1881, quando Alexandre III assumiu o trono.


Os Manuscritos do Mar Morto são, em sua maioria, escritos em hebraico, mas alguns foram escritos em aramaico. Aramaico era a língua comum dos judeus na Terra de Israel durante o início do primeiro século da Era Comum. A descoberta dos Manuscritos contribuiu para um maior conhecimento de ambas as línguas.