Morashá

Curiosidades


Dia 15 de Tamuz, é o aniversário de falecimento de um grande Sábio e místico sefaradi, o Rabi Chayim ben Attar (mais conhecido pelo nome de sua famosa obra sobre a Torá, o Ohr HaChayim). Rabi ben Attar nasceu no Marrocos, mas faleceu em Jerusalém. O Baal Shem Tov, que foi o fundador do movimento chassídico, tentou chegar à Terra de Israel para conhecê-lo, mas suas tentativas não se concretizaram. Conta-se que ambos juntos teriam a força de trazer Mashiach para o mundo.


O nome do filho de Avraham e Sarah, Isaac, deriva da palavra hebraica "yitzhak"’, que significa "ele rirá". Isaac recebeu esse nome porque sua mãe, Sarah, riu quando D’us prometeu que ela teria um filho, apesar de sua idade avançada. O nome Isaac também refletiu a alegria de Abraão por ter um filho com sua esposa Sarah que, até então, não conseguira engravidar.


Hoje, dia 12 de Tamuz, é a data de aniversário de Rabi Yosef Yitzhak Schneerson, o sexto Rebe da dinastia Chabad-Lubavitch. O sexto Rebbe foi sogro e predecessor do sétimo e último Rebe, Rabi Menachem Mendel Schneerson.


Moisés, segundo a Torá, tinha um problema de fala e o Midrash explica o porquê. Um dia, o faraó estava conversando com a filha e Moisés, então com três anos, estava em seu colo. Moisés olhou para a coroa do faraó e, de repente, estendeu a mão e a pegou. O faraó se assustou. Por acaso já não havia sido feita a previsão de que um dia alguém próximo a ele venceria e dominaria o Egito em seu lugar? O faraó chamou os conselheiros pedindo-lhes que interpretassem o gesto de Moisés: seria uma simples brincadeira ou um presságio nefasto? Estes decidiram, então, testá-lo colocando carvões em brasa e ouro diante dele, dizendo: “Se o menino deseja o seu reinado, vai escolher o ouro e, neste caso, merece a morte”. Moisés, atraído pelo brilho, quis estender a mão para o ouro, mas um anjo empurrou-o com força. O menino caiu em cima da brasa, gritando de dor. No pânico do momento, levou à boca a sua mão, onde estava grudado um pedaço de carvão incandescente que lhe queimou a língua. Desde aquele dia, começou a gaguejar, falando com dificuldade.


Foi Bátia, filha do Faraó do Egito, que salvou e adotou Moisés quando ele era ainda um bebê. Qual foi sua recompensa por ter salvado a vida do maior profeta de todos os tempos? Quando os judeus foram libertados do Egito, ela saiu com eles, tendo se convertido ao judaísmo. Os místicos judeus ensinam que ela foi uma das poucas pessoas que subiu aos Céus sem ter falecido fisicamente.


O Lago Kineret é o único lago de água doce em Israel. Localiza-se na Galiléia Oriental e tem o formato de uma harpa. A palavra hebraica para harpa é kinor; daí o nome do lago. Algumas fontes laicas se referem ao lago como o “Mar da Galileia”.


No dia 6 de Tamuz, no ano de 1976 AEC, ocorreu o famoso e milagroso resgate de Entebbe. Um avião da Air France foi sequestrado por terroristas alemães e árabes. Os reféns judeus foram mantidos pelos terroristas no Aeroporto de Entebbe, na Uganda. Neste dia, eles foram resgatados por uma unidade de Comando Israelense. O único soldado israelense a falecer na operação foi o próprio comandante, Yoni Netanyahu, irmão mais velho do ex-primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.


Dia 3 do mês hebraico de Tamuz, é o aniversário de falecimento do Lubavitcher Rebe. Neste dia, dezenas de milhares de pessoas visitam seu túmulo, em Nova Iorque, para pedir bênçãos. Muitos que não podem viajar até Nova Iorque enviam cartas, por fax ou e-mail, com seus pedidos, para que elas sejam postas no túmulo do Rebe. Este costume de se pedir bênçãos de um Tzadik, especialmente no seu aniversário de falecimento, é um costume místico judaico mencionado várias vezes no Talmud, no Zohar e em outras importantes obras do judaísmo.