Morashá

Curiosidades


No dia 4 de dezembro, iniciamos a recitar o pedido por chuva na Terra de Israel: recitamos “v’ten tal u’matar” na nona benção da Amida (Shemonê Esrê).


Esta quinta-feira, 3 de Tishrei, é um dia de jejum: o Jejum de Guedaliá. Início do jejum: 4:30 da manhã; Término do jejum: 18:29.


Neste sábado à noite, após a meia-noite, é costume ashkenazi iniciar as preces de Selichot (Perdão) que são recitadas nos dias que antecedem Rosh Hashaná. Na tradição sefaradi, Selichot começam a ser recitadas já no dia 1o de Elul. Nesta segunda-feira e nos dias subseqüentes, até o dia 29 de Elul (véspera de Rosh Hashaná), recitamos Selichot antes da reza da manhã.


A Chevra Kadisha, que é a Sociedade Funerária Judaica, faz sua reunião anual nesta data hebraica, 7 de Adar. Esta data foi escolhida, pois este foi o dia de falecimento de Moisés. O maior profeta de todos os tempos foi enterrado por D’us.


Este Shabat, dia 12 de março, é Rosh Chodesh Adar II – o primeiro dia do mês de Adar II. Neste Shabat, três Sifrei Torá – rolos da Torá – são retirados da Arca Sagrada, pois este dia é uma data especial marcada por três leituras. No primeiro rolo leremos a porção semanal da Torá, que é Parashat Pekudê. No segundo rolo leremos a leitura do novo mês judaico, Rosh Chodesh. No terceiro rolo leremos uma porção da Torá chamada de Shekalim.


Nesta quinta-feira à noite, 10 de março, inicia-se o dia 30 de Adar I. Este é o primeiro dos dois dias de Rosh Chodesh Adar II. Em Rosh Chodesh, o novo mês judaico, a ordem da reza da manhã é um pouco modificada: recitamos o meio-Halel e o Musaf, lemos a porção de Rosh Chodesh na Torá, e não recitamos certas passagens e parágrafos, como o Tachanun (súplicas). Em Rosh Chodesh, adicionamos um parágrafo, o Yale V’Yavô, à Amida recitada de manhã, à tarde e à noite, e ao Bircat Hamazon, que é a prece recitada após uma refeição que inclua pão.


Hoje, dia 10 de fevereiro, é o segundo dia de Rosh Chodesh Adar. O mês de Adar é o mais feliz e propício para o povo judeu. Este ano judaico, 5765, é um ano bissexto e, portanto, teremos dois meses de Adar: Adar I e Adar II. A festa de Purim é comemorada no dia 14 de Adar II – neste ano, no dia 25 de março.