Morashá

Curiosidades


Yom Kipur, a data mais sagrada do calendário judaico, se inicia hoje, dia 17 de setembro. O jejum começa às 17:42 (horário São Paulo) e termina no próximo dia, às 18:34. O Morasha.com contém vários artigos sobre Yom Kipur, inclusive sobre as Leis e Costumes desta data tão importante para o povo judeu.


Hoje é o oitavo e último dia da festa de Chanucá. Deve-se acender as oito velas de Chanucá.


Este Shabat é Shabat Bereshit – o primeiro Shabat do ciclo anual da leitura da Torá, quando se lê a primeira porção, Perashat Bereshit. Os místicos ensinam que Shabat Bereshit é uma data extremamente importante, pois influencia o restante do ano.


Este Shabat, dia 29 de Menachem Av, é Shabat Mevarechim – o Shabat que abençoa o novo mês. Recitaremos nas sinagogas uma prece especial abençoando Rosh Chodesh – o ínicio (literalmente, cabeça) do novo mês, Elul.


Este Shabat é denominado de “Shabbat Shirah” – o “Shabbat da Canção”, pois é na leitura da Torá desta semana que os Filhos de Israel cantam para D’us após o Mar Vermelho ter sido milagrosamente aberto, permitindo a passagem dos judeus e, posteriormente, ter sido fechado, causando o afogamento dos egípcios que perseguiam nosso povo com o intuito de voltar a escravizá-lo.


O primeiro hospital judeu dos Estados Unidos, o Mount Sinai Hospital, foi fundado na data hebraica de hoje, no ano de 1852, na cidade de Nova Iorque.


Neste Shabat, 22 de dezembro, dia 13 de Tevet, leremos na sinagoga a Perashá Vayechi, que é a última porção do primeiro livro da Torá.


Este Shabat, 28 de Kislêv, é Shabat Mevarchim – o Shabat que abençoa o novo mês. Nas sinagogas, após a leitura da Torá e da Haftará, é recitada uma prece abençoando o novo mês, que é Tevet. Rosh Chodesh Tevet – “A Cabeça do Mês de Tevet – que cairá na segunda-feira.