Morashá

PROFETAS E SÁBIOS


O profeta Yoná

O profeta Yoná

Nas últimas horas de Yom Kipur, antes do início da Neilá, lê-se nas sinagogas o Sefer Yoná que relata a missão do profeta Yoná – uma história que nos re­vela como a Misericórdia Divina se estende sobre toda a terra, sobre todos os homens.

Edição 73 - Setembro de 2011

Yehoshua bin Nun

Yehoshua bin Nun

Assim falou Yehoshua: “Sol, detém-te em Guibeon, e Lua, no Vale de Ayalon (...) E o Sol se deteve e a Lua parou (...) Não houve dia semelhante a esse, nem antes nem depois dele, em que o Eterno tivesse atendido à voz humana”.
(Sefer Yehoshua)

Edição 72 - Julho de 2011

Rabeinu Tam

Rabeinu Tam

Yaacov ben Meir, neto do Rashi, foi um dos maiores Sábios na história judaica e é uma das mais influentes autoridades na Halachá. Seus ensinamentos influenciaram todo o Povo Judeu. Mestre no Talmud, seus renomados comentários, as Tosafot, aparecem impressos nas margens externas dos textos sagrados.

Edição 70 - Dezembro de 2010

Rabino Mordechai Eliahu, ZT l

Rabino Mordechai Eliahu, ZT l

Reverenciado líder espiritual, que durante 10 anos ocupou o posto de Rishon Le Zion, Rabino Chefe Sefaradi de Israel, o Rabino Mordechai Eliahu faleceu no dia 7 de junho após prolongada doença, pontuada por milagrosas recuperações.

Edição 69 - Setembro de 2010

Yehudá - Retrato de um líder

Yehudá - Retrato de um líder

'Yehudá, a ti te louvarão teus irmãos… Yehudá é um filhote de leão… O poder não será tirado de Yehudá, nem o bastão de comando de seus pés… À videira amarrarás o teu burrinho...lavarás tua roupa no vinho e no sangue das uvas' (Gênese, 49:8).

Edição 67 - Março de 2010

Rav Avraham Isaac Kook

Rav Avraham Isaac Kook

Um dos maiores sábios de sua geração, vivenciou as mudanças pelas quais passou o Povo Judeu no início do século 20. Gênio talmúdico, cabalista, autoridade em Halachá, líder comunitário, foi também um poeta e pensador extraordinário, cujas idéias continuam a servir de base para o movimento sionista religioso.

Edição 66 - Dezembro de 2009