Morashá

BIOGRAFIAS


STALIN, O FILHO DO RABINO

STALIN, O FILHO DO RABINO

Depois de se esconder durante dois anos, viaja para os Estados Unidos. Era filho de um rabino. Virou o protegido de Nikita Kruchev, serviu como guarda-costas de Stalin e acabou salvando a vida de Menahem Beguin.


INVESTINDO EM JUDAÍSMO

INVESTINDO EM JUDAÍSMO

Michael Steinhardt, 58 anos, foi durante décadas um dos maiores operadores de fundo de hedge no mercado de capitais dos Estados Unidos. Próximo de personalidades como Alan Greenspan, presidente do Fed (Banco Central americano), é, também, um dos principais filantropos da comunidade judaica dos Estados Unidos.


DOÑA GRACIA NASI

DOÑA GRACIA NASI

Uma mulher de personalidade excepcional marcou a cultura judaica de maneira singular. É considerada heroína por escelência do judaísmo, e dos sefaraditas em particular.


PIERRE MENDÈS-FRANCE

PIERRE MENDÈS-FRANCE

Em 1932, foi o mais jovem deputado já eleito para a Assembléia Nacional. Em 1935 elegeu-se prefeito de Louviers. Foi também subsecretário do Tesouro do governo de Léon Blum, em 1938.


ABRAHAM KOOK

ABRAHAM KOOK

Abraham Kook foi um líder espiritual e uma autoridade em Halachá que implantou as raízes de um sionismo religioso que não se limitou ao pragmatismo político do movimento Mizrachi. Teve a capacidade de perceber que o sionismo era um movimento que englobava todo o renascimento judaico.


Elie Cohen, o espião que veio de Israel

Elie Cohen, o espião que veio de Israel

A trágica história de um dos mais importantes espiões israelenses, cujas investigações, na Síria, tiveram fundamental importância para a vitória de Israel na Guerra dos Seis Dias.