Morashá

BIOGRAFIAS


HENRIETTA SZOLD

HENRIETTA SZOLD

Reconhecida pela sua atuação na vida da comunidade dos Estados Unidos, desempenhou um papel fundamental em prol do sionismo e da saúde pública no Estado de Israel.

Edição 36 - Março de 2002

ANNIE NATHAN MEYER

ANNIE NATHAN MEYER

Annie Nathan nasceu em 19 de fevereiro de 1867 no seio de uma das mais antigas e tradicionais famílias sefaraditas de Nova York e que era profundamente envolvida na vida comercial e cultural da cidade desde a Revolução Americana. Annie era prima de Emma Lazarus, a poetisa americana cujo poema foi gravado no pedestal da Estátua da Liberdade.

Edição 35 - Dezembro de 2001

JACOB LEVY MORENO

JACOB LEVY MORENO

Genial, foi mal compreendido por seus contemporâneos. Buscava resgatar a espontaneidade e a criatividade, sufocadas pelas instituições.

Edição 35 - Dezembro de 2001

ISAAC BASHEVIS SINGER

ISAAC BASHEVIS SINGER

Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1978, é considerado o maior escritor em língua iídiche do século XX. Testemunho inestimável de uma cultura em desaparecimento e grande contador de histórias.

Edição 33 - Junho de 2001

UMA ENTREVISTA COM ELIE WIESEL

UMA ENTREVISTA COM ELIE WIESEL

Elie Wiesel, escritor e Prêmio Nobel da Paz em 1986, esteve no Brasil em março, para mais uma etapa de sua missão: atuar como uma espécie de “consciência crítica”, iluminando com idéias e análises comunidades judaicas espalhadas pelo planeta e a opinião pública internacional.

Edição 32 - Abril de 2001

LEAH RABIN

LEAH RABIN

De dona-de-casa a ativista pela paz, a viúva do primeiro-ministro Yitzhak Rabin, assassinado por um extremista judeu em novembro de 1995, tornou-se internacionalmente conhecida após a morte do marido como uma das mais ardorosas defensoras da coexistência árabe-israelense.

Edição 31 - Dezembro de 2000