Morashá

Você sabia?


Quando ocorre o Ano Novo judaico?

Além de Rosh Hashaná, o calendário judaico inclui mais três anos novos. Um deles é o primeiro dia do mês de Nissan – o mês da festa de Pessach. Apesar da contagem do ano judaico mudar em Rosh Hashaná, Nissan é considerado o primeiro mês do calendário judaico. Um outro "Ano Novo" é o primeiro dia de Elul – o mês que precede Rosh Hashaná. E Tu B’Shevat é o “ Ano Novo” das árvores.


O que quer dizer Halachá?

A palavra hebraica “Halachá” é derivada do verbo “lalech”, que significa ‘ir’. Halachá é o código de lei judaica e contém “o caminho que deve ser seguido” na vida. Uma decisão que seja conforme com a Halachá quer dizer que está de acordo com as leis e diretrizes da Torá.


O que significa Amén?

“Amén” significa "que assim seja". Respondemos "Amén" após ouvirmos uma benção. “Amén” tem também outro significado: é uma sigla para as palavras “El Melech Ne’eman” – “D’us é um Rei Confiável”.


Como funciona o calendário judaico?

O calendário judaico é baseado no ciclo da Lua, mas considera também o ano solar. No calendário gregoriano – que é baseado apenas no ciclo solar - o ano bissexto inclui a data de 29 de fevereiro. Já no calendário judaico, sete de cada dezenove anos incluem um mês adicional.